Uma das maiores rivalidades da história do futebol nacional – e considerada a maior por muitos amantes do esporte – a disputa entre Grêmio e Internacional ultrapassa as conquistas em campo. Como diz o conto entre os rivais, Tricolor e Colorado estão sempre se enfrentando em momentos distintos dos Clubes – quando um levanta taças, outro luta para se reerguer nas competições, e vice-versa. Relembre agora algumas partidas memoráveis do confronto centenário:
Gre-Nal 328 (Gauchão 1995)
Naquele ano, o Grêmio era comandado por Luiz Felipe Scolari, enquanto o Inter era treinado por Abel Braga. No clássico que decidiu a final do Campeonato Gaúcho, Nildo marcou o gol que deixou o Tricolor em vantagem e, logo depois, foi expulso. Márcio, do Colorado, também levou cartão vermelho e chegou a agredir Caíco, seu companheiro de equipe. No apito final, o Grêmio venceu o rival e conquistou seu 30º título estadual.
Gre-Nal 360 (Brasileirão 2004)
O Gre-Nal do Campeonato Brasileiro teve um gosto diferente para os torcedores colorados. Na ocasião, o atacante Fernandão abriu o placar para o Inter e marcou o milésimo gol na história do clássico. O Inter consagrou sua vitória após um gol do zagueiro Vinícius. Naquele ano, o Grêmio foi rebaixado à Série B, enquanto o Internacional foi classificado à Copa Sul-Americana.
Gre-Nal 365 (Gauchão de 2006)
No Estadual de 2006, Grêmio e Internacional vinham de lugares opostos das competições, como manda o figurino. Enquanto o Colorado faturou o Brasileirão de 2005, o Tricolor havia acabado de voltar à Série A. Com um gol de nuca, Pedro Junior, que entrou no segundo tempo, empatou o clássico em um Beira-Rio lotado e conseguiu o 34º título regional para o Grêmio.
Gre-Nal 401 (Gauchão de 2014)
Em uma goleada de 4 a 1 do Inter sobre o Grêmio, no estádio Centenário, o Colorado, comandado por Abel Braga, deu um show em sua 43ª conquista pelo Campeonato Gaúcho. Não satisfeito com a vitória por 2 a 1 no Olímpico, a equipe engatou um placar agregado de 6 a 2 para triunfar em cima do rival histórico.
Gre-Nal 394 (Brasileirão 2012)
O duelo entre os rivais marcou o último jogo do Grêmio no Olímpico. Com muita confusão, o clássico contou com três expulsões: duas para o Colorado, sendo eles Muriel e Leandro Damião, e uma para o Tricolor, com o desfalque de Saimon. O clássico terminou no 0 a 0 e tirou a vice-liderança do Brasileirão das mãos gremistas. O Inter, por sua vez, encerrou a competição na 10ª posição.
Matéria produzida por: Maria Eduarda