A Copa Libertadores da América é o torneio mais importante do continente Sul-Americano e acumula diversas histórias e campeões. No futebol brasileiro, Atlético Mineiro, Grêmio, São Paulo, Santos, Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Palmeiras, Atlético-MG, Corinthians e Vasco da Gama já levantaram a taça. A competição é marcada por jogos emocionantes e viradas heroicas. Relembre as cinco viradas mais emocionantes de brasileiros na história da competição.

  1. São Paulo x Newell’s Old Boys – 1993
Foto: Site oficial São Paulo FC

Foto: Site oficial São Paulo FC

O São Paulo foi campeão pela primeira vez na Libertadores em 1992 e veio na edição seguinte para defender o título e conquistou o bicampeonato. Porém, nas oitavas de final, o Tricolor teve de se superar para avançar a próxima fase, e isso ocorreu de uma maneira espetacular. No jogo da ida, a equipe foi superada pelo Newell´s Old Boys, da Argentina, por 2 a 0. Devido ao placar, muitos davam o Tricolor como eliminado, mas a “mística” envolvendo Morumbi e Libertadores mudou a trajetória e iniciou a arrancada para o bicampeonato. O time de Telê Santana, com Raí como principal jogador, que inclusive, jogou aquela partida com o punho quebrado, aplicou uma goleada de 4 a 0 nos argentinos e avançou para as quartas de final da competição. Uma memorável noite para o torcedor são paulino no Morumbi, que em seguida, venceu Flamengo, Cerro Porteño, Universidad Catolica, e conquistou o bicampeonato da América.

2. Atlético Mineiro x Newell’s Old Boys – 2013

Foto: Wagner Meier/AGIF

Foto: Wagner Meier/AGIF

A Libertadores de 2013 foi a primeira do Atlético Mineiro em uma das edições marcantes por viradas espetaculares, as mais emocionantes da história. Uma das viradas foi na semifinal, diante do Newell´s Old Boys, da Argentina. O Galo foi derrotado na ida por 2 a 0 e apostava na força do Independência, o famoso “Horto”, para avançar a final da competição. Empurrado pelo “eu acredito” da massa atleticana, os mineiros abriram o placar logo aos três minutos da primeira etapa com Bernard, mas ainda era necessário mais um gol para levar a decisão aos pênaltis. Porém, o jogo ficou amarrado e parecia que o Atlético seria eliminado, mas aos 50 minutos da segunda etapa, Guilherme marcou o gol “salvador” e levou a decisão para os pênaltis. Nos pênaltis, cada equipe havia desperdiçado duas cobranças, Ronaldinho converteu a última, Victor pegou e o Galo avançou as finais, bateu o Olímpia e foi campeão.

VIA: TV GALO

3. Atlético Mineiro x Olimpia – 2013

Foto: Heuler Andrey/AGIF

Foto: Heuler Andrey/AGIF

Semelhante a semifinal, o Atlético perdeu o jogo da ida para o Olimpia por 2 a 0 e novamente precisava de uma virada para ser campeão da competição. A primeira etapa terminou empatada, mas logo no início do segundo tempo, Jô abriu o placar e fez o Horto explodir. A tensão ficou até o fim do jogo, os paraguaios estavam fechados e tudo indicava para o quarto título do Olimpia. Mas aos 41 minutos após cruzamento na área, Leonardo Silva marcou o segundo do Galo e levou a decisão para os pênaltis. Na disputa, os mineiros converteram todos e os paraguaios desperdiçaram dois. Após perder a quarta cobrança, o Galo se sagrou campeão da Libertadores pela primeira vez na história.

4. Flamengo x River Plate – 2019

Foto: Bruno Baketa/AGIF

Foto: Bruno Baketa/AGIF

Mais recente, o Flamengo bateu o River Plate em 2019 e se sagrou bicampeão da Libertadores, mas o jogo foi cheio de emoções. O Rubro-Negro estava em sua melhor fase, com Jorge Jesus, e vinha atropelando todos os rivais no futebol brasileiro. Porém, na decisão da Libertadores, logo no primeiro tempo, Borré abriu o placar para os argentinos e preocupou os flamenguistas. Com o passar do tempo, o Flamengo criou oportunidades, mas não conseguia marcar o gol. Até que nos acréscimos do segundo tempo, Gabigol empatou o jogo. Tudo indicava uma prorrogação, mas no lance seguinte, Gabriel recebe na entrada da área, chuta forte no canto, e o Flamengo conquista o bicampeonato da Libertadores. No dia seguinte, mesmo sem entrar em campo, o Rubro-Negro também confirmou o título brasileiro após a derrota do Palmeiras para o Grêmio.

Foto: Barbara Dias/AGIF

Foto: Barbara Dias/AGIF

5. América Mineiro x Guaraní do Paraguai – 2022

Foto: Mourão Panda / América

Foto: Mourão Panda / América

Neste ano, o América Mineiro disputou a Copa Libertadores da América pela primeira vez em sua história e já entrou para o livro de viradas históricas. No jogo de ida da fase prévia, a equipe enfrentou o Guarani do Paraguai e perdeu por 1 a 0. Na volta era necessária uma vitória no Paraguai para levar a decisão nos pênaltis e isso ocorreu de forma emocionante. O primeiro tempo virou 2 x 0 para os visitantes, portanto eram necessários três gols para o Coelho avançar de fase. Na segunda etapa, Wellington Paulista marcou dois gols, mas ainda faltava mais um. Nos acréscimos, Pedrinho virou o jogo e levou a decisão para os pênaltis, onde Jailson brilhou e colocou o Coelho na próxima fase, que enfrentou o Barcelona do Equador, e também nos pênaltis, foi a fase de grupos.