O futebol sempre apronta uma das suas, principalmente quando o torneio em questão é a Copa do Brasil. Com azarões triunfando sobre times veteranos e campeões da competição, os triunfos inesperados surpreenderam – e ainda surpreendem – os espectadores, ano após ano. Relembre agora as sete vitórias mais inusitadas na trajetória do campeonato.

Brasiliense (2002): o Brasiliense foi longe na Copa do Brasil de 2002 e chegou à final da competição. Após superar Náutico, Confiança, Fluminense e Atlético-MG, a equipe de Brasília chegou à decisão pela taça contra o Corinthians, mas foi derrotado. Entretanto, a campanha do time ficou marcada na história do Clube.

Santo André (2004): a Copa do Brasil de 2004 é o maior feito do Ramalhão em competições nacionais. O Santo André venceu o Flamengo por 2 a 0 no Maracanã e ergueu a taça do campeonato. Até hoje, este é o maior e único grande título do Clube.

Divulgação/ Santo André – Equipe do interior paulista triunfa sobre o Rubro-Negro no Maracanã

Divulgação/ Santo André – Equipe do interior paulista triunfa sobre o Rubro-Negro no Maracanã

Paulista de Jundiaí (2005): em uma campanha impressionante, o Paulista chegou à decisão de 2005 pelo campeonato nacional. O Galo eliminou Juventude, Botafogo, Internacional, Figueirense e Cruzeiro. Na final, triunfou sobre o Fluminense, em São Januário, e ergueu a taça da Copa do Brasil.

América-RN (2014): uma das viradas mais marcantes da Copa do Brasil foi protagonizada pelo time potiguar contra o Fluminense, em 2014. Após vencer o jogo de ida por 3 a 0 e dominar o segundo duelo, no Rio, por 2 a 1, o Mecão reagiu durante a etapa final da disputa e virou o placar por 5 a 2 em São Januário, eliminando o Tricolor das Laranjeiras na terceira fase da competição nacional.

Afogados (2020): o Afogados superou o Atlético-MG nas penalidades na Copa do Brasil de 2020. Após o placar de 2 a 2 durante os 90 minutos de partida, a equipe de Pernambuco triunfou sobre o Galo por 7 pênaltis a 6. A derrota culminou na demissão de Rafael Dudamel, técnico atleticano na época, que foi demitido logo após o fim da partida.

CRB (2021): o Galo de Pajuçara eliminou, na terceira fase, o Palmeiras, então campeão da competição nacional em 2021, no Allianz Parque. Após empatar o placar agregado, marcando um gol na casa do adversário, as equipes disputaram a vaga para as oitavas de final nas penalidades. Então, o CRB triunfou sobre o Alviverde e avançou na Copa do Brasil.

Tuntum (2022): com apenas oito meses de fundação, o Tuntum é o time mais jovem a participar da Copa do Brasil. A equipe maranhense disputou a vaga na segunda fase com o veterano Volta Redonda e levou a melhor. No apito final, o marcador apontava 4 a 2 para o time novato. A repercussão foi tão grande que até a empresa de streaming Netflix resolveu ajudar e patrocinou o Tuntum no duelo contra o Cruzeiro. Entretanto, o time não conseguiu superar a Raposa.

Matéria produzida por: Maria Eduarda