Oscilações no início de temporada
Depois de começar o ano com algumas oscilações de desempenho, o Vasco parece estar conseguindo colocar seu futebol nos eixos. A equipe de São Januário bateu o Botafogo por 4 a 2 no último domingo (18), e ainda por cima conseguiu entrar no G-4 do Campeonato Carioca.
Um dos motivos para o time engatar uma sequência de bons resultados está direcionado aos bons nomes que desembarcaram na Colina. Um exemplo disso, é Pablo Galdames que embora não tenha nem um mês no escrete de Ramón Díaz ele já se mostra adaptado ao clube e a Cidade Maravilhosa.
Um exemplo disso, é que apenas seis dias após se juntar ao clube, o volante figurou entre os titulares em sua estreia e a partir daí não saiu mais do time. Nesse ínterim, anotou um gol e forneceu uma assistência em três partidas.
Contudo, apesar de tudo estar fluindo de forma rápida para o camisa 27 apenas recentemente foi revelado como o chileno despertou a atenção e passou a ser alvo da equipe de São Januário. Embora o jogador integrasse um clube da 777 Partners, dona da SAF Cruz-Maltina, a sua chegada teve interferência não apenas do departamento de futebol mas de um dos atletas do time carioca.
Apoio de companheiro chileno
Trata-se de Gary Medel, que além de colega de equipe também atuam juntos na seleção chilena. De acordo com o Globo Esporte, o nome do volante que foi pouco aproveitado pelo Genoa durante sua passagem pela Itália foi indicado ao Gigante da Colina pelo scout da 777 em 2023.
Em 2024, com as lesões de Paulinho e Jair, a 777 voltou a indicar Galdames para o Vasco. Alexandre Mattos buscou mais informações sobre o volante e gostou do que viu. Coube ao diretor de futebol dar seguimento à negociação diretamente com o jogador, que tinha mais seis meses de contrato com o Genoa.
O grupo esportivo acreditava na ocasião que Galdames iria se encaixar no plantel do clube carioca, porém, naquela ocasião não houve interesse. Contudo, sem conseguir deslanchar no Velho Continente, o jogador de 27 anos viu com bons olhos a transferência e obteve êxito.
Inicialmente, a torcida do Vasco chegou a questionar a sua chegada, mas já mudou de opinião devido a suas atuações. Dessa forma, a SAF vê a contratação como um “case de sucesso” na integração eficiente entre os clubes da empresa.
Já em relação ao papel do compatriota e capitão dos Cruz-Maltinos, Alexandre Mattos consultou com o zagueiro que fez questão de falar muito bem do compatriota.
Leia mais: Ele fica! Vasco inclui meta em renovação de contrato com Pablo Vegetti
Aval de defensor Cruz-Maltino
Dessa forma, com o sinal positivo do defensor o Vasco se mostrou mais tranquilo já que o conhece desde que ele era adolescente.
“Pablito é um jogador que conheço desde que ele tem 13 anos, porque ele jogava com meus irmãos mais novos. Era nosso “sparring” (jogador da base). Trabalhou conosco na seleção. Sei a pessoa que é, o jogador. Foi um prazer recebê-lo aqui no Vasco”, começou relatando o camisa 17.
“É um jogador muito inteligente, que sabe dos movimentos. Ele está demonstrando. Em três partidas que jogou, já mostrou isso” concluiu o jogador em entrevista ao Globo Esporte.