O Corinthians encarou o Flamengo no último sábado (7) pelo Campeonato Brasileiro. Jogando em casa e precisando de uma vitória para se afastar do Z-4, o Timão teve uma atuação ruim contra a equipe carioca, que pressionou o tempo todo. No entanto, mesmo assim, o Alvinegro conseguiu arrancar um empate com gol de Fábio Santos em cobrança de pênalti.
Ainda no intervalo da partida, o técnico Mano Menezes surpreendeu ao colocar Giuliano no lugar de Renato Augusto, a substituição chamou atenção por se tratar do craque do time. Logo após o confronto contra o Flamengo, na tradicional entrevista coletiva, Mano Menezes abriu o jogo e revelou o real motivo para a saída do camisa 8 com tudo o segundo tempo pela frente.
Troquei o Renato (Augusto) no intervalo porque ele sentiu um desconforto na panturrilha. Foi a mesma situação que nos obrigou a alteração de Bruno Méndez no primeiro tempo, uma pequena contratura em uma disputa de bola. Sozinho, não foi pelo adversário, e não conseguia mais andar. O Moscardo também. Correu muito e teve um início de desgaste físico, primeiro com sintomas de cãibra”, explicou o treinador.
O incômodo na panturrilha não é uma novidade para Renato Augusto. Afinal, o meia sofreu um edema no local contra o Cuiabá e com isso virou desfalque do Corinthians por cinco partidas. Por fim, com o empate, Mano Menezes agora ganha um tempo para melhorar, devido a Data Fida, para fazer fazer ajuste necessários na equipe. Em resumo, o Timão volta a campo apenas no dia 18 de outubro, quando encara o Fluminense no Maracanã.