O dono da posição
O técnico Rogério Ceni resolveu uma dúvida crucial sobre a posição de Luciano Juba. O jogador, que começou a temporada alternando entre ala, lateral e ponta, firmou-se na lateral esquerda e engatou sua maior sequência como titular pelo Bahia.
Nos últimos sete jogos, o atleta não só foi titular, como permaneceu em campo durante os 630 minutos, demonstrando sua importância na equipe. Ceni revelou que Juba evita avançar ao ataque para economizar energia e completar os 90 minutos sem comprometer a defesa, evitando substituições que possam vulnerabilizar o setor.
“Não dá para ter tudo. Se eu vou com os dois laterais ao mesmo tempo, corro muito risco de ser contra-atacado. Preciso ter organização. O Arias vai mais do que ele. […] O Juba fica um pouco mais precavido para construir jogo e chegar de trás do que para dar profundidade e fazer ultrapassagens”, iniciou.
“Outra coisa, não tenho outro lateral-esquerdo de origem. Se o Juba cansar, não tenho quem colocar. Vou precisar mudar todo o sistema de jogo. Tenho o Rezende o Cicinho, que também vão ter dificuldade para fazer o cruzamento por diferentes motivos”, completou o treinador.
Muito versátil
Luciano Juba iniciou sua carreira como lateral, mas ganhou destaque como atacante de beirada no Sport antes de chegar ao Esquadrão de Aço. Sua versatilidade permitiu que atuasse em várias posições, mas a falta de opções na lateral esquerda fez com que ele retornasse a essa função, onde atualmente se destaca.
Luciano Juba vem merecendo a titularidade?
Luciano Juba vem merecendo a titularidade?
0 PESSOAS JÁ VOTARAM
A chegada iminente de Iago Borduchi, que assinou pré-contrato com o Tricolor e vem do Augsburg, da Alemanha, pode representar um novo desafio para Juba. Resta saber se ele continuará como lateral ou se voltará a ser utilizado como atacante.
No entanto, sua polivalência lhe garantiu minutos importantes em campo, tornando-se o segundo jogador mais utilizado por Ceni em 2024, com 26 aparições, e contribuindo com quatro assistências.
Veja também
Ceni faz treino intensivo no Bahia e conta com ‘carta na manga’ contra o Criciúma