Assim que os jogadores entram no gramado para mais um compromisso conseguimos perceber o clima inicial e a confiança dos atletas. Contudo, uma pessoa em específico no São Paulo leva essa mentalidade muito a sério e que são parte de um trabalho tão importante quanto os treinos físicos do dia a dia no clube.
Trata-se do jovem defensor Lucas Beraldo que possui um coach executivo e de alta performance. Em entrevista concedida do Globo Esporte Beto Ferraz, o profissional que faz um trabalho com o zagueiro de 19 anos há oito meses afirmou como a postura corporal pode influenciar no foco de um jogador nos momentos que antecedem uma partida.
“A gente não controla as emoções. Por mais que você tente controlar o medo, a raiva, a insegurança, em algum momento elas vão vir. O que você pode fazer é gerenciar isso quando elas aparecem. Existem algumas técnicas que a gente usa: técnicas de respiração, disparo de “âncoras”, a “PNL”, as rotinas de treino mental… E para isso os ajustes de postura, de expressões faciais, ou seja, um ajuste da fisiologia”, afirmou.
Em seguida, completou: “Como que é a postura de uma pessoa confiante? Ela vai estar com o peito aberto, vai estar sorrindo, olhando para frente ou para cima. É isso que o Beraldo faz no Hino Nacional. É uma forma de fazer ele alterar a fisiologia pra uma postura mais positiva, fazendo com que ele consiga acessar um estado de confiança, de felicidade, empoderamento que faz ele entrar mais feliz, mais leve, mais alegre em campo. A minha orientação foi para ele fazer isso no vestiário, só que ele falou que ele se sentia tão bem que queria continuar esse estímulo até o início do jogo”.
Titular absoluto do Tricolor nesse ano, o zagueiro começou a mostrar essa maturidade jogo após jogo. Segundo Beto, o trabalho que Beraldo tem feito é diário. Além de fazer o treino físico, no CT da Barra Funda, ele tem que chegar em casa e fazer os treinos mentais. Lembrando que nesta quinta (8), às 19h (de Brasília), o Tricolor encara o Tolima, pela Copa Sul-Americana, em pleno Morumbi.