Sem espaço
Santiago Longo chegou ao São Paulo em setembro e gerou expectativas entre a torcida e a comissão técnica. O volante foi contratado por empréstimo junto ao Belgrano e foi visto como um reforço importante para compor o elenco após lesões de Alisson e Pablo Maia.
Porém, pouco mais de dois meses depois, Longo ainda não teve chances significativas no time, e atuou em apenas duas partidas, uma delas como titular. O jogador argentino, que teve uma passagem sólida pelo Belgrano era considerado uma peça confiável e versátil no clube argentino, está fisicamente 100% apto para jogar.
Porém de acordo com informações do portal Trivela, sua baixa minutagem no São Paulo não é decorrente de questões físicas ou de preparo, mas sim de uma escolha técnica do treinador Luis Zubeldía.
Preterido por Zubeldía
O técnico argentino tem dado preferência a outras opções no meio-campo, como Luiz Gustavo, Bobadilla, Marcos Antônio e Liziero, deixando Longo fora até da lista de relacionados em algumas partidas. Apesar de estar em boas condições e pronto para atuar, Longo encontra dificuldades para se firmar no time tricolor.
Sua única partida como titular foi contra o Cruzeiro, em setembro, quando atuou por 73 minutos e teve uma atuação segura na vitória da equipe tricolor por 1 a 0. Desde então, ele foi utilizado apenas mais uma vez, por sete minutos contra o Vasco.
Longo chegou com o aval de Zubeldía, na ocasião o clube desembolsou 300 mil dólares (cerca de R$ 1,6 milhão), em um contrato de empréstimo até 2025, com cláusula de compra de cerca de R$ 10 milhões caso o São Paulo opte por adquirir o atleta em definitivo.