Garantido nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Santos aguarda a decisão contra o Deportivo Táchira, da Venezuela, para definir seu futuro no torneio. Fora de campo, o Peixe foi punido pela Conmebol após a confusão na 5ª rodada da competição, quando um torcedor invadiu o gramado da Vila Belmiro e agrediu um jogador do Unión La Calera, do Chile. Correndo o risco de ter que jogar de portões fechados, o Clube foi apenas multado pela entidade.

Segundo o jornal ‘A Tribuna’, o Santos terá que pagar US$30 mil (R$149 mil na cotação atual) à Conmebol, mas acabou sendo liberado pela entidade a receber público no jogo de volta das oitavas de final da Sul-Americana, cujo estádio ainda não foi definido. Vale lembrar que, nos bastidores, o Peixe ainda tenta mandar a partida na Vila, cuja capacidade está abaixo do regulamento da competição (20 mil torcedores), fazendo com que a Arena Barueri seja a favorita para sediar o jogo.

Por outro lado, Fabián Bustos perdeu dois jogadores para a decisão contra o Deportivo Táchira, já que a Conmebol suspendeu John e Léo Baptistão. Isso porque o centroavante tentou agredir um dos jogadores do Unión La Calera, que tentavam segurar o jogo e provocavam os santistas. Expulso na 5ª rodada, agora o atacante é baixa certa no Santos por mais três jogos, fazendo com que seu retorno só seja possível num eventual jogo de volta das quartas de final da Sul-Americana.

Já o goleiro também recebeu o cartão vermelho após Lucas Barbosa marcar o gol da vitória do Peixe sobre os chilenos, além de ter sido punido pela Conmebol com dois jogos de suspensão, ficando de fora do banco de reservas nos dois duelos das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Por conta das punições, torcedores alvinegros se irritaram na web, já que o Santos tem reclamado de ter sido prejudicado pela arbitragem nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.