‘Disse não disse’
O Santos, atual líder do Grupo A do Campeonato Paulista e na disputa pela liderança geral do Estadual, está vivendo um momento de destaque na temporada, mas certa situação desagradou os torcedores.
Na manhã desta terça-feira (27), o clube alvinegro aproveitou a reapresentação do elenco para iniciar a preparação para o próximo confronto contra o Red Bull Bragantino, no próximo domingo, (3).
Após o treino, uma confraternização foi realizada nas dependências do CT Rei Pelé, com a presença do elenco, comissão técnica e diretoria, incluindo o presidente Marcelo Teixeira. O evento contou com a presença de Robinho, ex-jogador do clube, que foi convidado por Adilson Durante Filho, afirmou o site Trivela.
Robinho, que atualmente reside no Brasil, aguarda a análise de seu processo pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, marcada para o dia 20 de março, para saber se terá que cumprir pena em regime fechado no país.
Presenças e convites com problemas na justiça
Adilson Durante Filho, ex-conselheiro do clube, também esteve presente na confraternização. Ele foi expulso do clube em 2019 após declarações racistas. “Sempre que tiver um pardo, o pardo o que que é, não é aquele negão, também não é o branquinho. É o moreninho, da cor dele. Desses caras, tem que desconfiar de todos. Todos que tu conhecer. Essa cor é uma mistura de uma raça que não tem caráter. É verdade, isso é estudo. Todo pardo, todo mulato, tu tem que tomar cuidado. Não mulato tipo o Pedro, o Pedro é tipo índio, tipo chileno, essas porras. Estou dizendo mulato brasileiro, entendeu, dos pardos brasileiros. São todos mau caráter. Não tem um que não seja”, falou Adilson em um áudio que vazou dias antes da expulsão.
Dois anos após a expulsão, o juiz José Wilson Gonçalves, da 5ª Vara Cível do Foro de Santos, anulou a decisão, alegando que o clube não deu direito de defesa a Adilson.
O Santos divulgou uma nota para esclarecer a presença de Robinho no CT Rei Pelé na manhã desta terça-feira. Segundo o clube, o ex-jogador estava acompanhando seu filho Robson, que é atleta da categoria sub-17, em um exame médico e aproveitou para cumprimentar os jogadores do elenco principal que estavam na confraternização.
Ler mais: Comemoração de Alfredo Morelos gera debate entre torcedores do Santos
Em nota, o Santos esclarece que “o ex-jogador Robinho esteve nesta terça-feira (27) no CT Rei Pelé, para acompanhar o seu filho, Robson, atleta da categoria sub-17, em exame médico e apenas cumprimentou os participantes do churrasco realizado no local para o elenco, comissão técnica e diretoria. O clube deixa claro que não houve convite, muito menos a participação na confraternização.”
Robinho sempre vai ao CT
Esta não foi a primeira vez que Robinho visitou o centro de treinamento. Ele costuma acompanhar os treinamentos de seu filho no local e é frequentemente procurado por funcionários para tirar fotos.
Para celebrar o bom início de temporada no Paulistão, a diretoria organizou um churrasco para jogadores, membros da comissão técnica e funcionários que trabalham no CT Rei Pelé.
Em janeiro de 2022, Robinho, ex-jogador de Santos, Real Madrid, Manchester City, Milan e Seleção Brasileira, foi condenado, em última instância, a nove anos de prisão pela Justiça italiana por participação em um caso de estupro coletivo cometido contra uma mulher albanesa, em janeiro de 2013, em Milão.
Na época do crime, Robinho defendia as cores do Milan. Ele e outros quatro amigos foram acusados de violência sexual contra uma mulher de origem albanesa em uma boate.
Atualmente, a Justiça italiana pede que Robinho cumpra a sentença no Brasil, já que a legislação brasileira não permite a extradição de cidadãos natos. O caso está sendo analisado.