Neste sábado (5), o Santos ficou apenas no empate em 1 a 1 com o Avaí, que acabou rebaixado à Série B, na Vila Belmiro, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe alvinegra depende de um ‘milagre’ para se classificar à Libertadores, precisando torcer pelo tropeço de seus rivais diretos pelo G-8. Após a má atuação, Orlando Ribeiro ‘desceu a lenha’ no Peixe, além de aproveitar para responder à torcida sobre a escolha por Bruno Oliveira.

Em coletiva pós-jogo, o técnico reconheceu o futebol abaixo do Santos, mas rechaçou qualquer possibilidade de ‘salto alto’ diante do Avaí: “Não fomos bem, temos que avaliar dessa maneira. Salto alto não foi. Sempre coloco que podemos nos equivocar com a cabeça quente. Por que ficamos muito atrás no primeiro tempo? Preciso ver, por isso que eu gosto de assistir. Se for resumir, eu diria que fomos muito mal”, declarou Orlando Ribeiro.

Orlando Ribeiro também falou sobre a entrada de Bruno Oliveira entre os titulares, decisão que foi duramente criticada nas redes sociais, explicando que a ausência de Ed Carlos, que sofreu uma lesão no ombro e está fora da temporada, diminuiu as opções no Peixe: “Entramos com dois volantes. Estava faltando um meia de criação, perdemos o Ed Carlos. O que se aproximava mais era ele. Ele vinha treinando bem e foi dada essa oportunidade para ele”, finalizou o treinador.

Querendo voltar a brigar pela Glória Eterna em 2023, o Santos só pode, no máximo, garantir vaga na pré-Libertadores. Segundo o departamento de matemática da UFMG, o time alvinegro tem apenas 2,7% de chance de disputar a América, enquanto possui 97,2% de probabilidade de ficar com uma vaga na Sul-Americana. Agora, Orlando Ribeiro tem alguns dias para fazer ajustes, já que o Peixe enfrenta o Botafogo na próxima quinta (10), às 20h, fora de casa, pela 37ª rodada da Série A.