Nesta quinta (29), não só o Santos, como também o mundo do futebol, perdeu seu maior ídolo: Pelé, que faleceu devido à falência de múltiplos órgãos em decorrência da progressão do câncer de cólon. Por conta disso, fãs ao redor do globo têm feito homenagens ao Rei, enquanto o Peixe estuda aposentar a camisa 10 como uma forma de honrar o legado do gênio. Entretanto, Andres Rueda trouxe uma reviravolta nesta sexta (30), cuja ‘bomba’ chocou a torcida.

Isso porque, a princípio, o presidente do Santos era a favor de aposentar a camisa 10 após a morte de Pelé, mas indicou que mudaria de ideia devido à vontade do próprio Rei em vida: “A nossa ideia está indefinida ainda. Enquanto o conselho não decidir, a gente vai aposentar pelo menos por esse ano, mas surgiu um vídeo do Pelé em que ele é perguntado sobre isso e ele diz que a camisa não deveria ser aposentada. A vontade do Rei tem que ser respeitada”, declarou Rueda.

O mandatário alvinegro faz referência a um vídeo do Canal Desimpedidos, no YouTube, quando Pelé disse que “é melhor, talvez, deixar o número 10 porque aí o pessoal nunca vai esquecer”. Vale lembrar que o pedido de aposentar a numeração do Peixe, que ficou eternizada no futebol, partiu da própria família do Rei. Como adiantado por Andres Rueda, a tendência é que o uso da 10 seja suspenso até o Conselho discutir o tema e tomar uma decisão oficial nos próximos dias.

Com a repercussão do desejo de Pelé ver a 10 desfilar seu futebol na Vila Belmiro, o presidente do Santos se mostrou favorável ao pedido do Rei: “Até ver o vídeo, eu gostaria de aposentar. Mas, depois de ver a opinião do Rei, não tem o que discutir. Não tem sentido discutir quando o próprio Rei fala que ele seria contra. A grande homenagem é a camisa 10 em campo”, finalizou Rueda, que concedeu entrevista ao programa Gazeta Esportiva, da TV Gazeta.