Sexto reforço do Botafogo
Ativo no mercado, tanto quanto vendendo jogadores, quanto comprando, o Botafogo está prestes a ter Wilson Manafá para se tornar o sexto reforço do Botafogo para a temporada de 2024.
Mas o portugûes pode chegar um pouco fora de forma, já que chega ao Alvinegro tendo participado apenas de cinco partidas pelo Granada, atual 19º colocado no Campeonato Espanhol, nesta temporada europeia.
O lateral direito, que já havia sido procurado pelo Botafogo no meio do ano passado, optou por assinar com o Granada após ficar livre no mercado por não renovar com o Porto, buscando mais tempo de jogo, o que acabou não se concretizando.
Foram apenas cinco jogos pelo Granada, sendo quatro sob o comando de Paco López, o treinador anterior, e um com Cacique Medina, o atual técnico do time.
Grandes dificuldades
Manafá teve um início promissor, mas enfrentou dificuldades defensivas no jogo contra o Alavés, o que levou à sua volta ao banco. Esta partida marcou a demissão do treinador Paco López, após a derrota por 3 a 1.
Wilson Migueis Manafa do Granada. Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
“Manafá jogou muito pouco, porque o Granada já tem um lateral-direito titular, o Ricard Sánchez, e ficou complicado para ele. Manafá estreou contra o Valencia (5/11) e foi bem, contra o Getafe também mostrou bom futebol e aí se tornou titular”, disse Pedro Lara, setorista do Granada na “Rádio Onda Cero”, ao site GE.
A partida contra o Alavés foi crucial, já que o Granada poderia sair da zona de rebaixamento com uma vitória. No entanto, Manafá cometeu erros nos dois primeiros gols do rival, o que piorou sua situação dentro de campo.
Leia mais: Dor de cabeça: Situação de Tiquinho Soares no Botafogo ‘azeda’ às vésperas de estreia no Carioca
Pedro completou dizendo sobre o desempenho de Manafá, que decaiu: “No jogo seguinte, contra o Alavés, as coisas começaram a enroscar e ele mostrou muitas deficiências defensivas. Manafá foi um dos jogadores que pagaram o preço pela derrota contra um rival direto contra o rebaixamento e voltou para o banco”, explicou o setorista.
Não se destacou
A negociação com o Botafogo está avançada, e ele sequer foi relacionado para o último jogo do Granada, uma derrota para o Betis por 1 a 0.
Pedro ainda elucida sobre a qualidade do jogador no setor que atua: “(Manafá) É um jogador que ataca melhor do que defende e não jogou por isso. O ataque funciona muito bem, mas a nível defensivo mostrou muita debilidade. O Granada precisa de mais contundência nesta parte e por isso ele não conseguiu jogar.”
O lateral-direito português não mantém uma sequência de partidas desde a grave lesão no tendão sofrida em dezembro de 2021, pelo Porto. Ele retornou aos gramados em setembro de 2022, atuando pelo time B do clube português. Até meados de 2023, disputou oito jogos pela equipe B e 10 pelo time principal antes de se transferir para o Granada.