Tecnologia no mercado da bola

O mercado da bola segue agitado e na Europa a tecnologia foi acionada como ferramenta para decisões mais assertivas na busca de reforços.

Pelo menos o Sevilla deu mais um passo em direção à modernização em seu processo de contratação de jogadores. Isso porque o clube agora conta com o reforço da inteligência artificial.

A equipe espanhola fechou um acordo com a IBM para utilizar a ferramenta no processo de captação de reforços para o elenco.

A ferramenta que será utilizada pelo Sevilla chama-se Scout Advisor e vai utilizar a base de dados do clube para não apenas identificar, mas avaliar nomes de possíveis reforços.

Como funciona a ferramenta

Os observadores do Sevilla vão escrever um prompt, no qual irá especificar quais são as características que buscam um jogador. A partir disso, o Scout Advisor irá enviar uma lista de nomes que se enquadram na solicitação.

A ferramenta funciona baseada em diversas estatísticas como altura, peso, velocidade, gols marcados e minutos jogados, além de outros dados que estão que constam nos milhares de relatórios de olheiros do clube.

Com a ferramenta o Sevilla espera tomar decisões mais assertivas no mercado da bola, já que reduz o impacto de avaliações subjetivas no momento da captação de jogadores.
Leia mais: Ancelotti surpreende ao comparar estilo de Bellingham a de ídolo brasileiro

Clima nos bastidores

O presidente do Sevilla se mostrou empolgado com a novidade. Vale destacar que o Sevilla é pioneiro neste tipo de iniciativa.

“Estamos empolgados, porque este projeto pode mudar o jogo para o Sevilla e para toda a indústria de esportes.”, afirmou o José María del Nido.

“Nosso time de observadores e analistas está comprometido a achar os melhores jogadores para o nosso time e construíram uma base de dados impressionante com relatórios de jogadores. Agora, podemos utilizar essa informação no seu potencial total”, completou.

Os Rojiblancos não vivem um bom momento dentro das quatro linhas. A equipe está à beira da zona de rebaixamento. Na última rodada sofreu uma goleada por 5 a 1, do Girona e ocupa a 17ª colocação da Laliga.

Repercussão