Nesta quarta (11), o Sport bem que tentou, mas ficou apenas no empate em 1 a 1 com o Maguary, fora de casa, pela 1ª rodada do Campeonato Pernambucano. Mais do que o resultado, a estreia na temporada ficou marcada por outro elemento: o uniforme diferente do habitual. Isso porque o Leão deixou as cores rubro-negras de lado para fazer uma homenagem póstuma a Pelé, que faleceu no final de dezembro devido à progressão do câncer de cólon.

Segundo o GE, a camisa amarela é na verdade um padrão utilizado pelos goleiros, mas que acabou sendo transformada em um uniforme de toda a equipe do Sport, sendo que a cor escolhida foi feita para referenciar os tempos do Rei do Futebol na Seleção Brasileira, onde foi tricampeão mundial em 1958, 1962 e 1970. Além disso, a homenagem também traz dois símbolos de Pelé em sua parte frontal, que podem ser vistos ao final desta matéria.

O nome de Pelé aparece logo abaixo do escudo do Leão, enquanto um patch foi inserido na barra inferior da camisa. Nas redes sociais, torcedores do Sport parabenizaram os autores da iniciativa para prestigiar a carreira do Rei do Futebol: “Que homenagem sensacional, parabéns a quem fez isso, ideia absurda”, escreveu um rubro-negro no Twitter. Outros perguntaram se o modelo será comercializado: “Esse uniforme vai estar disponível para venda?”, indagou.

Parte da torcida também lamentou que Pelé não pôde vestir a camisa do Sport durante sua carreira, quando fez história no Santos e no New York Cosmos, dos Estados Unidos: “Podia ter jogado aqui, né?”, idealizou um torcedor. Além da homenagem do Leão, a rodada de abertura do Pernambucano também fez alusões ao Rei do Futebol, já que na partida entre Náutico e Central, a bola utilizada tinha uma coroa e o nome do craque.