Time da virada? Relembre as viradas marcantes que levaram o Atlético-MG a títulos inéditos nos últimos anos

O Galo precisou de viradas históricas para chegar aos tão sonhados títulos da Libertadores e Copa do Brasil.

Foto: Dinho Zanotto/AGIF - Cuca técnico do Atlético-MG durante partida contra o Chapecoense no estádio Arena Conda pelo campeonato Brasileiro A 2021
© Dinho Zanotto/AGIFFoto: Dinho Zanotto/AGIF - Cuca técnico do Atlético-MG durante partida contra o Chapecoense no estádio Arena Conda pelo campeonato Brasileiro A 2021

Com a virada épica para cima do Palmeiras na final da Mercosul 2000, o Vasco ganhou a alcunha de time da virada, citada até mesmo em uma música da torcida cruzmaltina. Mas, nos anos recentes, outro clube fez jus a esse apelido: o Atlético-MG. O Galo se valeu de quatro viradas inesquecíveis para chegar a duas conquistas inéditas: a Libertadores da América e a Copa do Brasil.

A saga começou em 2013, quando o Atlético dirigido por Cuca e liderado em campo por Ronaldinho Gaúcho, na companhia de Victor, Bernard, Jô e companhia, sonhava com o título até então inédito da Libertadores. Já nas quartas de final, a equipe mineira começou a passar, junto ao seu torcedor, por fortes emoções. Na partida de volta, no Independência, o goleiro Victor defendeu com o pé esquerdo, pênalti cobrado Riascos nos acréscimos, e garantiu o time nas semifinais. E era só o começo do “Yes, we CAM” e o “Eu acredito”, criados pela torcida atleticana.

O Galo encontrou o Newell’s Old Boys na semi, e foi derrotado fora de casa por 2 a 0. Devolveu o placar no Independência, com gols marcados por Bernard e Guilherme. Nos pênaltis, Alecsandro e Guilherme converteram, assim como Scocco e Vergini. Depois, Jô e Richarlyson desperdiçaram, e contaram com os erros Casco e Cruzado para seguir vivos na disputa. Ronaldinho converteu e Victor defendeu cobrança de Maxi Rodriguez: Galo na final.

PUBLICIDADE
Foto: Pedro Vale/AGIF

Foto: Pedro Vale/AGIF

O cenário se repetiu na decisão pelo título. Na ida, deu Olimpia 2 a 0. Na volta, Jô e Leonardo Silva garantiram o Clube novamente nos pênaltis, agora valendo o troféu da competição. Desta vez, o Galo teve 100% de aproveitamento nas cobranças. Alecsandro, Guilherme, Jô e Leo Silva foram às redes. Victor defendeu a penalidade batida por Herminio Miranda, e Gutierrez parou na trave. Atlético-MG campeão da Libertadores.

PUBLICIDADE
Foto: Wagner Meier/AGIF

Foto: Wagner Meier/AGIF

Em 2014, o Galo foi buscar outra Taça nunca antes erguida na história do clube: a Copa do Brasil. E o improvável seguiu acontecendo. Novamente, com as fortes emoções ganhando vez nas quartas de final. O time mineiro, comandado desta vez por Levir Culpi, foi batido pelo Corinthians por 2 a 0, fora de casa. E piorou quando o adversário abriu o placar no Mineirão. O Atlético precisava de quatro gols para avançar. Luan e Guilherme descontaram ainda na primeira etapa. Guilherme voltou a marcar no segundo tempo, já aos 30’ do segundo tempo, e Edcarlos virou o jogo, aos 43’.

E a história se repetiu na semifinal. O Galo saiu do Maracanã derrotado por 2 a 0 pelo Flamengo, e viu Rubro-Negro sair na frente no Mineirão. O filme se repetia. E o final também: Carlos descontou, Maicosuel virou o placar aos 12 minutos do segundo tempo. E depois, ficou tudo para os momentos finais. Aos 36’, Dátolo ampliou e fez a torcida acreditar ainda mais. Até que Luan, aos 40’, fez o quarto e colocou o Clube na final. Na decisão, o Atlético-MG levantou a Taça ao passar pelo rival Cruzeiro.

PUBLICIDADE

Matéria produzida por: Yan Tavares

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM

Luxemburgo 'ferve' no Corinthians após declaração sobre Copa do Brasil
Times

Luxemburgo 'ferve' no Corinthians após declaração sobre Copa do Brasil

Informação sobre Marcos Braz chega voando e clima esquenta no Flamengo
Times

Informação sobre Marcos Braz chega voando e clima esquenta no Flamengo

Braz dá detalhes do Flamengo contra o Atlético-MG
Times

Braz dá detalhes do Flamengo contra o Atlético-MG

Ex-Flamengo manda 'recado' para Filipe Luís antes de decisão
Campeonatos Nacionais

Ex-Flamengo manda 'recado' para Filipe Luís antes de decisão

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Conteúdo Comercial Aplicam-se os Termos e Condições

A adesão a uma das ofertas apresentadas nesta página poderá resultar em um pagamento ao Antenados no Futebol. Isso pode afetar como e onde as casas de apostas aparecem na página e a ordem em que aparecem, mas não influencia nossas avaliações.

Better Collective Logo