O Barcelona entrará em campo no último dia do ano para o duelo contra o Espanyol, pela 15ª rodada de LaLiga. Porém, antes do compromisso com o técnico culé, Xavi Hernández não deixou de prestar sua homenagem a Pelé, que faleceu nesta quinta (29). O comandante da equipe catalã enalteceu o eterno camisa 10 do Santos e da Seleção Brasileira e falou de toda sua importância no futebol.
“Gostaria de dar os pêsames para a família e todo o Brasil. Era uma lenda do nosso esporte, talvez tenha sido um dos pioneiros como astro mundial. Acredito que marcou uma geração inteira. Todo mundo queria ser Pelé, como Maradona e Messi são jogadores que fizeram história e que se tornam lendas quando se vão. Muitas vezes estivemos juntos na gala da Bola de Ouro e ele sempre teve boas palavras para mim e para o Barça, com muito respeito e muito carinho”, afirmou o treinador.
Após a confirmação da morte de Rei, o Barça relembrou três amistosos que fez contra o Santos do maior jogador da história na década de 1960 no Camp Nou. Nos duelos em questão, Pelé balançou as redes três vezes contra a equipe espanhola, embora tenha conquistado apenas uma vitória.
Leia mais: “Inventou o futebol”; Casagrande não segura a emoção ao explicar importância de Pelé em sua carreira
Em todos os duelos da 15ª rodada do Campeonato Espanhol estão sendo realizadas homenagens a lenda do esporte com a realização de um minuto de silêncio antes do início de cada partida. Além disso, em vários outros países, como Inglaterra e França, o astro também está sendo lembrado.