Zebra na Recopa Gaúcha
Em uma partida realizada na noite desta quarta-feira (28), no Estádio 19 de Outubro, o São Luiz escreveu um novo capítulo em sua história ao conquistar o título da Recopa Gaúcha diante do Grêmio, e de forma inédita.
O confronto, que aconteceu em Ijuí, marcou o primeiro título do São Luiz na história da competição, enquanto o Imortal acabou derrotado, perdendo a chance de levantar o troféu pela quinta vez.
O jogo começou com os donos da casa demonstrando determinação e aproveitando o fato de ter levado a campo sua força máxima, enquanto o Tricolor optou por poupar seus principais jogadores, visando a sequência do Campeonato Gaúcho. Apesar do domínio inicial dos mandantes, o Grêmio equilibrou as ações e teve boas oportunidades no primeiro tempo, porém, sem conseguir balançar as redes.
A história da partida contrastou com a do confronto do ano anterior, quando o Grêmio venceu o adversário na final da Recopa Gaúcha com uma goleada por 4 a 1, na estreia do atacante Luis Suárez.
Torcida na bronca com Renato
O primeiro gol da partida surgiu de um lance infeliz do zagueiro Bruno Uvini, que acabou marcando contra a própria meta, colocando o São Luiz em vantagem no placar. Em seguida, o atacante Gabriel Pereira ampliou a vantagem dos mandantes, consolidando a vitória e a conquista do título.
“Renato Gaúcho sempre inovando. O primeiro técnico a perder um título em home office”, publicou um torcedor gremista nas redes sociais. “Renato Gaúcho é o maior viciado em cortina de fumaça do Brasil”, escreveu outro.
Além dos gols, a partida ficou marcada por momentos de tensão, especialmente nos acréscimos, quando uma confusão generalizada resultou nas expulsões de Gustavo Martins, do Grêmio, e Lucas Hulk, do São Luiz.
“Desde que foi anunciado que essa decisão da Recopa Gaúcha seria em um meio de semana, no interior, eu já imaginava que o Grêmio iria fazer essa presepada com a torcida”, ficou na bronca outro adepto tricolor.
Leia mais: Renato Gaúcho pode ter a chegada de mais dois atacantes no Grêmio
Grêmio é o maior vencedor da Recopa
O Grêmio deixou escapar a chance de conquistar sua quinta conquista da Recopa Gaúcha e se isolar como maior campeão do torneio. A última vez foi no ano passado, justamente contra o São Luiz.
A competição, que foi criada em 2014, teve as primeiras quatro edições entre os campeões do Gauchão e da Super Copa Gaúcha, organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) de 2013 a 2016. Depois, a disputa passou a ser com vencedores do estadual e da Copa FGF.
O Internacional foi o representante nas quatro primeiras edições, perdendo duas (Pelotas e Lajeadense) e vencendo duas (São José e Ypiranga), nas penalidades máximas. A única vez que Inter e Grêmio não tiveram na decisão foi em 2018.
Vice-líder do Campeonato Gaúcho, o Grêmio já está classificado para as quartas de final do Estadual e não consegue mais alcançar a primeira colocação. O time de Renato Gaúcho encerra a fase de grupos contra o Guarany no próximo sábado (2).