Embora consiga obter destaque em várias modalidades, os Estados Unidos não conseguem repetir o mesmo desempenho quando o assunto é futebol. Pouco tradicional e quase nunca favorito à conquista da Copa do Mundo, a seleção estadunidense chega ao Qatar como mais um dos azarões. Em sua décima primeira participação no torneio, os norte-americanos querem espantar os desempenhos ruins que acumulam na competição.
A história da seleção americana nos Mundiais começou em 1930 onde tiveram o seu melhor desempenho na competição conseguindo arrancar a terceira colocação. Já nas edições seguintes (1934, 1950 e 1990), os norte-americanos caíram ainda na primeira fase do torneio.
Em 1994, na sua quinta participação em Mundiais, os EUA caíram nas oitavas de final, após serem derrotados em 1 a 0 pelo Brasil. Nas Copas seguintes, o país acumulou duas quedas na fase de grupos, duas nas oitavas e uma nas quartas.
Leia mais: “Vai conseguir?”; Seleção do Irã embarcará rumo ao Qatar mirando quebra de tabu na Copa do Mundo
No entanto, nas 10 Copas que participou os americanos não avançaram da primeira fase em cinco ocasiões. Por isso, no Catar, eles vão fazer de tudo para que sua décima primeira participação não seja mais uma eliminação precoce na história. Contudo, é preciso destacar que não foi nada fácil para os americanos conseguirem uma vaga no Mundial do Oriente Médio. A equipe foi apenas a terceira colocada nas eliminatórias da América do Norte e Central, ficando atrás de Canadá e México.