Campeonato Brasileiro

Vale a investida? Os sete treinadores portugueses que podem aparecer no comando do seu time

Na “onda” dos treinadores portugueses no futebol brasileiro, confira uma lista com sete nomes de comandantes para os times que disputam o Brasileirão

Divulgação/AlHilal Saudi Club.
Divulgação/AlHilal Saudi Club.

Nos últimos anos, os Clubes brasileiros vêm contratando técnicos do outro lado do Oceano Atlântico, mais precisamente em Portugal. Nomes como Abel Ferreira e Jorge Jesus conquistaram os últimos três títulos da Copa Libertadores e daí uma leva de portugueses chegaram aos times do futebol nacional. Neste ano, Abel segue no Palmeiras, Paulo Sousa foi contratado pelo Flamengo e Vitor Pereira foi contratado pelo Corinthians, sem contar com Luís Castro que está próximo de assinar com o Botafogo. 

Outros nomes passaram pelo futebol brasileiro, mas sem o mesmo sucesso, como Jesualdo Ferreira, Ricardo Sá Pinto e Paulo Bento. A seguir, confira sete técnicos que podem aparecer no futebol brasileiro e no seu time em breve para fugir do óbvio do mercado. Neste momento, são oito treinadores estrangeiros nos times que vão disputar a Série A e esse número pode aumentar. 

Divulgação/FC Porto.

Divulgação/FC Porto.

PUBLICIDADE

André Villas-Boas

O técnico de 44 anos foi assistente de grandes equipes antes de começar a carreira como treinador. Seu primeiro Clube foi a Académica OAF em 2009. Na sequência, comandou o último Porto campeão europeu na temporada 2010-11, vencendo o Braga na final da Liga Europa. Villas-Boas também tem trabalhos na Premier League, pelo Chelsea e Tottenham, além de passagens por Zenit, Shanghai SIPG e Olympique de Marseille. 

Ele está desempregado desde que deixou o time francês e já declarou vontade em defender o futebol brasileiro. Seu nome já foi ligado ao São Paulo e ao Flamengo, mas a alta pedida o afastou de trabalhar na América do Sul. Ele segue sendo um nome que interessa aos times nacionais em caso de demissão.

Divulgação/Independiente Del Valle.

Divulgação/Independiente Del Valle.

PUBLICIDADE

Renato Paiva

Este já conhece o cenário sul-americano e já enfrentou equipes brasileiras em sua trajetória. Paiva tem 51 anos e desde o ano passado defende o Independiente del Valle. Na última edição da Libertadores, ele superou o Grêmio na pré-Libertadores e encarou o Palmeiras na fase de grupos. No mesmo ano, ele terminou com o primeiro título pela equipe, vencendo a Liga do Equador. 

Seu estilo é de toque de bola e um jogo posicional, assim como nomes como Pep Guardiola. Sua carreira começou como treinador das categorias de base do Benfica até chegar ao comando do time equatoriano para o lugar de Miguel Ángel Ramírez.

Divulgação/SC Vitória.

Divulgação/SC Vitória.

PUBLICIDADE

Pepa

O apelido é para Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, treinador de 41 anos e que ainda não dirigiu nenhum grande Clube do futebol português. Ele começou a se destacar com a histórica campanha com o Paços Ferreira na temporada com a quinta colocação na Primeira Liga, o que garantiu uma vaga europeia para o time português nesta temporada. 

Na sequência, ele se transferiu para o Vitória de Guimarães e neste momento é o sexto colocado da competição nacional, lutando por vagas europeias na próxima temporada. Pepa já foi especulado no Santos e tem um estilo de jogo ofensivo, mesmo com poucos recursos, assim como aconteceu no Paços Ferreira. 

Divulgação/SC Braga.

Divulgação/SC Braga.

PUBLICIDADE

Carlos Carvalhal

Este é um pouco mais experiente e já tem 56 anos de idade. Sua carreira começou ainda em 1998 pelo Espinho, das divisões inferiores em Portugal. Carvalhal passou por diversas equipes do futebol português e até em outras ligas europeias, como a Premier League, dirigindo o time do Swansea. Na temporada 2020-21, ele comandou o Rio Ave que terminou com uma vaga europeia e foi contratado pelo Braga. 

Até o momento, ele está nas quartas-de-final da Liga Europa, superando o Monaco e ocupa o quarto lugar do Campeonato Português. Apesar da longa carreira, ele tem apenas dois títulos de primeira grandeza: uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal. 

PUBLICIDADE
Divulgação/Moreirense Futebol Clube.

Divulgação/Moreirense Futebol Clube.

João Henriques

O técnico de 49 anos é pouco conhecido ou até desconhecido por grande parte do público brasileiro. Ele ganhou notoriedade em Portugal depois de fazer a melhor campanha da história do Santa Clara na primeira divisão, colocando o time que havia acabado de subir no top-10 da Primeira Liga em duas temporadas seguidas. João tem um estilo mais defensivo e pode servir para equipes que tenham menos recursos financeiros. 

Divulgação/Fulham FC.

Divulgação/Fulham FC.

PUBLICIDADE

Marco Silva

Assim como Carvalhal e Villas-Boas, Marco Silva também tem experiência no futebol da Inglaterra. No futebol português, já defendeu o Sporting e o Estoril Praia, além do Olympiacos na Grécia. A partir da temporada 2016-17, ele comandou equipes do futebol inglês. Como o Hull City, o Everton e também o Watford. Depois de um tempo parado, ele assinou com o Fulham, hoje líder da Championship, segunda divisão inglesa. 

Seu estilo é bastante ofensivo. Na Championship, por exemplo, ele lidera o Fulham com o melhor ataque numa média de quase 2,5 gols por partida. O Clube lidera com folga a competição e está muito próximo de garantir não só a vaga na Premier League, assim como o título da Segundona. 

Divulgação/AlHilal Saudi Club.

Divulgação/AlHilal Saudi Club.

PUBLICIDADE

Leonardo Jardim.

Jardim se tornou mais conhecido pela sua passagem no Monaco, na temporada 2016-17. Treinando Mbappe, Bernardo Silva e cia, ele comandou o time que venceu a Ligue 1 e chegou às semifinais da Champions League, passando por Manchester City e Borussia Dortmund no caminho. Ele defendeu o Monaco por seis temporadas, até deixar o clube francês. 

Seu nome já esteve ligado a equipes brasileiras, principalmente o Flamengo. Durante o ano de 2021, ele se transferiu ao Al-Hilal, conquistando o título da Liga dos Campeões da Ásia, além de um bom jogo contra o Chelsea na semifinal do Mundial de Clubes. Livre no mercado, ele pode comandar uma equipe brasileira.

Matéria produzida por Breno Siqueira. 

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM

Fortaleza busca a saída de atacante 'esquecido' por Vojvoda
Mercado da Bola

Fortaleza busca a saída de atacante 'esquecido' por Vojvoda

Athletico leva 'susto' ao saber quando deve contar com Kardec
Athletico-PR

Athletico leva 'susto' ao saber quando deve contar com Kardec

Pablo entra na mira de clube do exterior e Athlético-PR é avisado
Mercado da Bola

Pablo entra na mira de clube do exterior e Athlético-PR é avisado

Vasco faz proposta por novo 'camisa 9' para ser sombra de Vegetti
Mercado da Bola

Vasco faz proposta por novo 'camisa 9' para ser sombra de Vegetti

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

A adesão a uma das ofertas apresentadas nesta página poderá resultar em um pagamento ao Antenados no Futebol. Isso pode afetar como e onde as casas de apostas aparecem na página e a ordem em que aparecem, mas não influencia nossas avaliações.

Better Collective Logo