Na 4ª colocação da Série B com 48 pontos em 31 jogos, o Vasco segue na busca pelo acesso à elite do futebol brasileiro. Com isso em mente, o Gigante da Colina tem deixado a desejar jogando fora de casa, já que vem de oito derrotas seguidas longe de seus domínios, amargando a 9ª pior campanha como visitante no campeonato. Por outro lado, a equipe cruzmaltina tem aproveitado o ‘fator São Januário’, atingindo um feito histórico no Brasileirão na era dos pontos corridos.

Isso porque, segundo levantamento do GE, o Vasco tem seu melhor aproveitamento como mandante na sua história nas Séries A e B desde o início da era dos pontos corridos. Invicto em casa neste campeonato, o Gigante da Colina conquistou 10 vitórias e cinco empates, sendo que um de cada resultado foi conquistado no Maracanã. De olho no acesso, a equipe de Jorginho tem contado com o apoio dos torcedores cruzmaltinos nesta Série B.

O aproveitamento de 77,7% dos pontos em casa nesta edição do campeonato supera os 73,6% conquistados na Série B de 2009, agora a segunda melhor marca da história cruzmaltina, quando levantou o título do campeonato. Para se ter uma ideia da força do Gigante da Colina como mandante, os torcedores esgotaram todos os ingressos nos jogos no Rio de Janeiro desde a 8ª rodada, quando venceu o Bahia por 1 a 0, no dia 15 de maio, em São Januário.

Por outro lado, Jorginho tem a missão de melhorar a campanha da equipe fora de casa, já que o aproveitamento de 28,8% dos pontos é o pior da história cruzmaltina no mesmo período analisado. Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Vasco tem 53,7% de chance de subir de divisão. De olho no acesso, o Gigante da Colina espera vencer o Londrina nesta quinta (29), às 21h30, em São Januário, pela 32ª rodada da Série B.