O Vasco vive um momento dramático na temporada, já que, após depender apenas de si para voltar à elite do futebol brasileiro, perdeu para o Sampaio Corrêa por 3 a 2, na última quinta (27), em São Januário, pela 37ª rodada da Série B. Com o resultado, a equipe cruzmaltina ficou com 59 pontos, e viu um rival se aproximar nesta sexta (28). Isso porque o Ituano venceu o Londrina por 2 a 0, fora de casa, e ficou apenas dois pontos atrás do Gigante da Colina.

Em entrevista ao Premiere após a partida, Roberto, lateral do rival, revelou que o Galo ‘vem’ babando por uma vaga na Série A, além de mandar a real para o Vasco antes da decisão entre as equipes: “Vamos comemorar hoje (28), depois é o jogo da vida, que vamos com tudo pra cima do Vasco. A gente quer muito esse acesso e espero que a gente consiga”, declarou o jogador do Galo, fazendo referência à última rodada do campeonato.

Vale lembrar que o Gigante da Colina enfrenta o Ituano no dia 6 de novembro, às 17h30, no Novelli Júnior, em Itu, valendo o acesso. Para voltar à elite sem depender de ninguém, a equipe cruzmaltina não pode perder para o Galo, já que chegaria aos 60 pontos e não poderia ser alcançado na classificação. Para isso, o Vasco precisa superar seu retrospecto fora de casa, já que conquistou apenas 17 pontos em 18 partidas jogando longe do Rio.

O Ituano, por sua vez, somou 36 pontos em 18 rodadas jogando como mandante. Caso o Vasco perca para o Galo, precisa torcer para que o Sport não goleie o Vila Nova, em Goiânia, por cinco gols ou mais de diferença e que o Bahia perca para o CRB, em Maceió, por pelo menos três gols. Nesse cenário, o Gigante da Colina ficaria empatado no número de pontos com o Leão e o Esquadrão, mas subiria para a Série A por ter um saldo de gols superior.