Na 15ª colocação do Campeonato Brasileiro com 38 pontos em 35 jogos, o Coritiba conseguiu um ‘milagre’ na última rodada ao vencer a primeira partida fora de casa, diante do já rebaixado Juventude, cujo resultado o afastou da zona de rebaixamento, já que a diferença aumentou para quatro pontos. Querendo garantir a permanência na elite, o Coxa depende apenas de si, e Guto Ferreira pode evitar a Série B já nesta 36ª rodada do Brasileirão.

De acordo com levantamento do Espião Estatístico do GE, o Coritiba tem 81,3% de chance de cair de divisão e, caso ganhe do Flamengo neste domingo (6), às 16h,no Couto Pereira, pela 36ª rodada da Série A, pode fugir do fantasma do rebaixamento dependendo de uma combinação de resultados. Para isso, o Coxa vai secar o Ceará, que não pode vencer o Corinthians neste sábado (5), em São Paulo, e o Atlético-GO, que só pode no máximo empatar com o Fortaleza, fora de casa.

Nesse cenário, o Coritiba chegaria aos 41 pontos e seus adversários diretos contra o Z-4 não poderiam ultrapassá-lo na classificação. Isso porque, caso o Dragão vencesse as duas rodadas restantes, ficaria com 40 pontos, enquanto o Ceará empataria com a equipe alviverde, porém, por ter menos vitórias no Brasileiro, seria rebaixado para a Série B pelo critério de desempate. Vale lembrar que o Avaí caiu de divisão neste sábado (5) ao empatar com o Santos.

Caso Guto e companhia não consigam vencer o Flamengo com o apoio da torcida alviverde, o Coritiba terá mais duas chances (diante do Corinthians e do Cuiabá) para se manter na Série A para 2023. O Coxa, por sua vez, aposta no bom retrospecto como mandante na competição para levar a melhor diante dos cariocas, pois tem o 7º melhor desempenho como mandante com 33 pontos em 17 jogos, enquanto amarga a pior campanha como visitante, com cinco pontos em 18 jogos.