Libertadores

“Vida longa ao Dinizismo”; Colunista do UOL celebra vitória do Fluminense com gol de Nino e compara estilo de jogo do Tricolor com Psicodelia

O texto da jornalista exalta o desempenho da equipe de Fernando Diniz nos últimos jogos, sobretudo, na vitória contra o The Stongest

Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Na última terça-feira (18), o Fluminense venceu o The Strongest-BOL por 1 a 0, com gol de Nino, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Conmebol Libertadores. A reação da torcida no Maracanã comemorou a conquista dos três pontos na competição, que trouxe a liderança da chave e os 100% de aproveitamento na competição. Foi uma vitória muito importante para o time, que mostrou muita garra e determinação em campo.

Recém-campeã do Carioca, a torcida do Flu está animada e confiante na continuidade do trabalho desempenhado por Fernando Diniz. Caracterizado pela busca constante pelo ataque e pela posse de bola, o “Dinizismo” valoriza a ousadia e a criatividade em detrimento da estratégia defensiva. Desde quando atuava na equipe do Grêmio Audax (SP), Diniz defende a implementação de um jogo agressivo e de alto risco.

PUBLICIDADE

A coluna “Dinizismo e Psicodelia”, publicada no portal UOL ontem (18) e assinada pela jornalista Milly Lacombe, abordou a trajetória do técnico Fernando Diniz no futebol e sua influência na maneira como algumas equipes jogam atualmente.

Ao longo do texto, a autora destaca a ousadia e a criatividade tática de Diniz, que busca propor uma estética ofensiva e envolvente em seus times. Para Lacombe, o estilo do treinador se aproxima da “Psicodelia”, conceito que remete à experimentação e à liberdade de criação. Com suas palavras, Lacombe publicou:

PUBLICIDADE

“Críticos dirão que é exagero. Que estou tomada por hipérboles. Que enlouqueci. Pois insisto: O Dinizismo abre nossos portais da percepção (Salve Aldous Huxley). Dinizismo é uma forma de sentir o jogo mais do que jogar ou analisar o jogo. Dinizismo não fala de números, passes certos, assistências e nem mesmo de percentual de posse de bola. Esqueçam as objetividades. Fechem os olhos e sintam. É a massa em transe na arquibancada. Escutaram? É aquela cena de Guerra nas Estrelas em que Luke Skywalker é orientado a desligar as máquinas e seguir a intuição. É o sagrado diálogo entre time e torcida”, iniciou.

PUBLICIDADE

Ainda sobre as percepções de Lacombe sobre o ‘Dinizismo’, a colunista completa: ‘É movimento, deslocamento, criatividade. É a insistência pelo gol a despeito do placar. É pura meditação: viver no presente, nesse instante, nas múltiplas camadas do agora. É anti-ChatGPT, anti-algoritmo, anti-sistema. É toque de bola.É Brasil – o Brasil das frestas, do samba, da capoeira, das rezadeiras, dos terreiros. Podem tentar explicar quanto quiserem”, acrescentou.

“Tentem colocar em dados, planilhas. Falem de performance, processos, gestão. Acabem-se na busca de colocá-lo em uma caixa e rotulá-lo. Quem entendeu o Dinizismo não sabe explicá-lo. Quem sabe explicá-lo não entendeu. Wabi Sabi. Futebol a gente não vê; futebol a gente sente (salve Sergio Vaz). Foi só um a zero contra o fraco The Strongest, dirão os fixados nas objetividades. Esqueçam o placar: foi muito mais do que isso. Foi amor em estado puro. Vida longa ao Dinizismo”, conclui Lacombe.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM

Narrador faz duras criticas à arbitragem após gol anulado do Internacional
Campeonatos Nacionais

Narrador faz duras criticas à arbitragem após gol anulado do Internacional

Pedro Lourenço toma decisão sobre Jhon Arias no Cruzeiro
Mercado da Bola

Pedro Lourenço toma decisão sobre Jhon Arias no Cruzeiro

Descartado por Varini no Athlético-PR entra na mira do Fluminense
Mercado da Bola

Descartado por Varini no Athlético-PR entra na mira do Fluminense

Rival do Vasco mira a contratação de Hugo Moura
Mercado da Bola

Rival do Vasco mira a contratação de Hugo Moura

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Conteúdo Comercial Aplicam-se os Termos e Condições

A adesão a uma das ofertas apresentadas nesta página poderá resultar em um pagamento ao Antenados no Futebol. Isso pode afetar como e onde as casas de apostas aparecem na página e a ordem em que aparecem, mas não influencia nossas avaliações.

Better Collective Logo