Derrota do São Paulo
O São Paulo saiu derrotado da Arena do Grêmio neste domingo (01). Em duelo pela 36ª rodada do Brasileirão Betano, o time paulista perdeu por 2 a 1, mas garantiu um motivo para celebrar: a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores.
Apesar do revés, o Tricolor paulista segue na 6ª colocação, com 59 pontos. A campanha até aqui soma 17 vitórias, oito empates e 11 derrotas. O Grêmio, por sua vez, chegou aos 44 pontos, consolidando-se no 11º lugar, longe da ameaça do rebaixamento.
Após o apito final, Luis Zubeldía avaliou o desempenho de sua equipe. O técnico reconheceu um primeiro tempo abaixo do esperado, mas elogiou a evolução no segundo.
Zubeldia comemorou a vaga na Libertadores
Para ele, a vaga na Libertadores mostra a força do grupo, mesmo em uma temporada de altos e baixos. Enquanto o São Paulo mira os próximos desafios com a cabeça na competição continental, o Grêmio celebra a recuperação no torneio nacional.
“Acho que fizemos um primeiro tempo ruim, com muitos erros, perdemos algumas bolas que nos pegaram na transição. Favorecemos as virtudes deles. No segundo tempo, creio que tivemos um controle bastante importante. A jogada polêmica, eu não sei se foi pênalti ou expulsão, creio que uma das duas teria que ter sido”.
Zubeldía também destacou a conquista da vaga direta na Libertadores do próximo ano. Para o técnico, o feito é reflexo do trabalho consistente ao longo da temporada. Além disso, já projetou o confronto contra o Juventude, reforçando a importância de uma preparação focada e estratégica.
“Classificamos de maneira direta para a Copa Libertadores, era algo que queríamos conseguir. Claro que temos que nos preparar para o ano que vem em todos os sentidos e temos que estudar como jogar, qual formação teremos contra o Juventude e Botafogo, é uma situação um pouco incômoda, porque com essa camisa todas as partidas são importantes. Também é certo que alcançar um objetivo, como a classificação da Libertadores, torna tudo diferente. Vamos ver. Agora, é pensar no próximo jogo”.
Fez um balanço sobre o Brasileirão Betano
Zubeldía encerrou fazendo um balanço da campanha do São Paulo no Brasileirão. O treinador valorizou a trajetória da equipe, apontando pontos de crescimento e desafios superados ao longo da competição. Para ele, o desempenho reflete a evolução do grupo e a busca por consistência em alto nível.
“Quando cheguei aqui, o objetivo no Brasileirão para a maioria das equipes é classificar de forma direta para a Libertadores. Depois, todos sabem que campeão só tem um, e entra em uma parte muito fina, tem que ter um elenco forte, uma economia forte. As equipes na parte de cima demonstram isso. O único que destoa um pouco o molde é o Fortaleza, que compete muito bem no Brasileirão. Mas na Libertadores, o Botafogo há rendido tributo a sua fortaleza econômica, colocando hierarquia no meio do ano para ganhar a Libertadores. No Brasileirão, creio que 38 rodadas não mentem. Estamos onde cada um tem que estar. Na nossa realidade era poder ter uma vaga direita na Libertadores”.
Veja também
Zubeldía quer um meio-campista como James no São Paulo em 2025