Missão Cumprida
O São Paulo ficou no empate em 2 a 2 diante do Atlético-MG, na noite do último sábado (23), no Estádio Morumbis, em duelo válido pela 35ª rodada do Brasileirão Betano. A equipe chegou ao sexto jogo de invencibilidade, apesar disso, são dois empates consecutivos.
Com o resultado, a equipe está na sexta colocação com 59 pontos, apenas três a menos que o Flamengo, que é a quarta colocação. Diante deste cenário, a equipe está garantida na etapa preliminar da Copa Libertadores da América, mas ainda briga pela vaga direta na competição continental.
O técnico Luis Zubeldía reconheceu as falhas da equipe no empate contra o Galo, mas valorizou a conquista da equipe. “Com esse ponto já nos garantimos na pré-Libertadores, é bom para o clube. Quero que o São Paulo jogue muitas copas internacionais, a Libertadores, enfim. Pode ser o ano do São Paulo na Libertadores em 2025”, disse Zubeldía.
Boa fase?
Apesar do êxito em se garantir na Pré-Libertadores do ano que vem, Zubeldía deixou claro que não ficou completamente satisfeito com o desempenho da equipe, que saiu atrás do marcador e precisou arrancar o empate dentro de casa após sair perdendo por 2 a 0. O técnico pontuou o desempenho abaixo do esperado, especialmente no segundo tempo, quando o Clube da Fé não repetiu a mesma atuação da reta final da primeira etapa.
“Por um lado, damos valor por termos começado mal e de maneira merecida, jogando bem, em bloco, ofensivo, gerando situações de gol, chegamos ao empate, mas ficamos com bronca, pois construímos muito e não saímos com os três pontos.”, disse o treinador, que prosseguiu pontuando os desafios impostos pelo adversário:
“O rival faz marcação individual e no intervalo troca jogadores para fazer uma marcação mais forte, então não é fácil, eles têm dribladores, vão caçando os laterais, é uma equipe que, em partidas complicadas, se fecha muito bem, com marcações individuais. No segundo tempo, trocamos um pouco as características, aí não somos mais os mesmos. O jogo pedia o mesmo, mas as características de quem entrou não são as mesmas de quem estava em campo”, completou Zubeldía.
Valorizando a vaga
Mesmo insatisfeito, Zubeldía destacou a boa fase do São Paulo na busca pela classificação para a Libertadores. Faltando três jogos para o fim do Campeonato Brasileiro, o time garantiu sua vaga na competição internacional, já que não pode ser ultrapassado pelo Bahia, que pode terminar a rodada com uma diferença de 10 pontos na tabela.
“Desde que caímos para o Botafogo na Libertadores, ganhamos quatro, perdemos três e empatamos uma. Isso permitiu nos classificar e no primeiro jogo após a Libertadores, no jogo contra o Corinthians, eu lembro dos clubes que estavam atrás na tabela, muito perto, e agora temos uma vantagem de 10, 12 pontos deles. Agora é trabalhar muito para terminar o ano bem e começar a próxima temporada melhor ainda.”, disse.
O São Paulo agora volta a campo no próximo domingo, 1 de dezembro, quando enfrenta o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre, pela 36ª rodada do Brasileirão Betano. A equipe terá uma semana para se preparar não apenas para manter a invencibilidade, mas vencer e se aproximar ainda mais do G-4.