Notícia pegou de surpresa

O Botafogo estreou com derrota na Libertadores ao perder por 1 a 0 para a Universidad de Chile na quarta-feira (2), fora de casa. Apesar do tropeço, o time já se prepara para o próximo compromisso no Brasileirão, neste sábado (5), contra o Juventude, no Nilton Santos.

No entanto, uma movimentação nos bastidores envolvendo o atacante Luiz Henrique e mais outros dois nomes do Glorioso chamou a atenção e causou surpresa entre os torcedores.

Transferiu os direitos econômicos

Segundo as informações reveladas pelo jornalista Rodrigo Mattos, do portal UOL Esporte, o Botafogo transferiu os direitos econômicos de Luiz Henrique e de outros dois jogadores para o Lyon, clube francês que também faz parte do grupo Eagle Football.

Em contrapartida, o Lyon assumiu uma dívida de 91,7 milhões de euros — cerca de R$ 553 milhões — que era de responsabilidade do Botafogo, com previsão de pagamento a longo prazo, acima de um ano.

Ajudando o Lyon

RJ – RIO DE JANEIRO – 18/04/2024 – BRASILEIRO A 2024, BOTAFOGO X ATLETICO-GO – John Textor presidente da SAF do Botafogo durante partida contra o Atletico-GO no estadio Engenhao pelo campeonato Brasileiro A 2024. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Embora a operação não tenha sido divulgada oficialmente pelo clube carioca, a transação consta no relatório financeiro da Eagle Football, holding que controla as SAFs dos clubes comandados por John Textor.

“O clube obteve a transferência dos futuros direitos econômicos de três jogadores do Botafogo por 91,7 milhões de euros. Um dos jogadores se transferiu em janeiro de 2025 por 33 milhões de euros por uma das companhias do EFH (Eagle Football Holdings)”, revela um trecho do documento.

A Eagle Football também aponta que os direitos econômicos desses três jogadores do Botafogo, agora sob controle do Lyon valem, juntos, cerca de 159 milhões de euros — o equivalente a R$ 1,1 bilhão. A manobra financeira beneficia o clube francês, que enfrenta dificuldades econômicas e busca evitar sanções na França.