Embora tenha se juntado ao elenco do Corinthians há pouco tempo, o lateral-direito Rafael Ramos já fez sua estreia na equipe paulista. O português de 27 anos defendeu a camisa do Timão na vitória por 3 a 0 em cima do Avaí na noite do último sábado (16), ao substituir o suspenso Fagner. Porém, por mais que o jogador tenha recebido alguns elogios de Vítor Pereira, o técnico não deixou de ressaltar que espera ainda mais dele.
“O Rafael jogava regularmente no Santa Clara, uma boa equipe em Portugal. Eu acho que ele tem características que se enquadram no nosso jogo. É rápido, esclarecido, pode nos ajudar e tem o caráter que eu gosto, competitivo, tem o espírito do Corinthians, veio para acrescentar, ajudar. Hoje, na estreia, no nosso estádio, ele não fez um jogo no mais alto nível, mas de qualidade do ponto de vista defensivo e ofensivo”, analisou Vítor Pereira durante entrevista coletiva.
O mais novo reforço corintiano, que possui vínculo de dois anos com a equipe do Parque São Jorge, estreou com o pé direito. Só para ter noção, o lateral acertou cerca de 57 de 65 passes, realizou quatro desarmes e sofreu duas faltas em sua primeira partida pelo Timão. Ao ser questionado sobre o seu primeiro desafio, o jogador não escondeu sua empolgação. “Estou feliz pela minha estreia. Ganhamos, não sofremos gols. Mas isso também é pela ajuda dos meus companheiros, que desde que cheguei, estão sendo incríveis. Eles e toda a gente que trabalha no Clube me receberam da melhor forma possível para eu chegar aqui e dar o meu melhor. Também é graças ao trabalho deles que consegui fazer o jogo que fiz hoje”, afirmou.
Rafael foi contratado para ser o reserva de Fagner. O antigo posto pertencia a João Pedro, que chegou a equipe alvinegra no meio da última temporada, mas não conseguiu corresponder às expectativas. Atualmente, o jovem está emprestado pelo Porto até junho e não deve continuar no Timão após o término do vínculo.
No entanto, Vítor Pereira fez questão de elogiar os três atletas da posição que tem à disposição no momento e projetar oportunidades para todos eles. “Eu acho que o João tem crescido também, tem crescido em termos de maturidade, tem crescido a tranquilidade de seu jogo. Fez um belíssimo jogo contra o Botafogo. O Rafael surge como uma oportunidade de mercado, estava em final de contrato. O empréstimo de João está mais ou menos a dois meses do fim. Não sabendo o futuro, tivemos que jogar em antecipação, trazer o Rafael. O Fagner nem ninguém consegue jogar 90 minutos num jogo de alta exigência e depois voltar com a mesma qualidade no jogo seguinte. Isso não é questão de idade, é de o tempo de recuperação ser curto. Os três vão ter oportunidades de jogar em jogos diferentes em função da fadiga de cada um”, declarou o técnico português. O próximo compromisso da equipe alvinegra acontecerá na quarta-feira (20), contra a Portuguesa-RJ, às 21h30, em Londrina, pela terceira fase da Copa do Brasil.