Primeiro título da temporada
O Flamengo, sob o comando de Filipe Luís, celebrou o primeiro título da temporada de 2025 ao vencer o Botafogo por 3 a 1 no clássico carioca, conquistando a Supercopa do Brasil no estádio Mangueirão, neste domingo (2). A vitória, que marcou a estreia do time no ano, trouxe ainda mais confiança para a equipe rubro-negra, que agora olha para o futuro com grande otimismo.
Flamengo pode perder Wesley?
Porém, em meio aos festejos, o clube se vê diante de uma possível saída importante: o lateral-direito Wesley pode deixar o time. De acordo com informações da imprensa russa, o Zenit prepara uma proposta de cerca de 35 milhões de euros para levar o jogador para o futebol europeu.
A proposta é atraente, considerando o potencial de Wesley, que tem se destacado como uma das promessas do Flamengo. No entanto, essa não é a primeira vez que o Zenit tenta contratar o lateral. O clube russo já fez outras duas ofertas, mas até o momento o Flamengo recusou todas, deixando claro seu desejo de manter o atleta em sua equipe.
No entanto, a possibilidade de uma transferência de Wesley para o Zenit não é algo que o jogador veja com bons olhos. Além do apelo financeiro, a questão geopolítica também pesa. Wesley acabou de ser pai da pequena Alice e, embora tenha o desejo de jogar na Europa, não vê com bons olhos a transferência para um país envolvido em conflitos como a Rússia.
Detalhes dos bastidores
O futebol russo está afastado das principais competições europeias devido às sanções da UEFA em razão da guerra com a Ucrânia, o que limita as perspectivas esportivas para qualquer jogador que escolha atuar por lá.
Em sua coletiva após a vitória na Supercopa, Filipe Luís deu uma declaração que evidencia o momento delicado de Wesley. O treinador falou sobre o futuro do jogador, afirmando que ele tem um grande potencial e será livre para escolher o melhor destino para sua carreira.
“Sobre o Wesley. É o tipo de jogador que em junho vai escolher onde ele vai querer jogar, porque não tem teto, esse jogador é diferente. E o Dorival estava aí, né (risos). Mais um que na Data Fifa vai sair”, disse Filipe, deixando claro que o jogador pode aguardar uma janela de transferências mais vantajosa.
Com isso, a tendência é que Wesley recuse a proposta do Zenit neste momento e aguarde uma oportunidade melhor no mercado europeu, possivelmente na janela de transferências do meio do ano. Apesar da pressão financeira e do interesse do clube russo, o lateral parece estar mais inclinado a buscar um destino que lhe ofereça mais desafios e visibilidade, longe das restrições do futebol russo e com maiores perspectivas de sucesso em competições como a Champions League. O futuro de Wesley no Flamengo ainda está indefinido, mas, para os próximos meses, tudo indica que o lateral-direito continuará a ser um dos principais nomes do elenco rubro-negro.