França e Argentina travaram um grande embate na final da Copa do Mundo. Os argentinos abriram o placar com Messi e Di María ampliou. Tudo encaminhava para o título dos argentinos, mas no fim da partida, brilhou a estrela do jovem Mbappé, que marcou dois gols e forçou a prorrogação. Na prorrogação, Messi ampliou novamente e Mbappé empatou outra vez. Nos pênaltis, a Argentina venceu e ficou com o tricampeonato Mundial.
Com os três gols marcados pelo camisa 10, além de conquistar a artilharia da Copa com oito gols marcados, ele igualou a marca de Pelé, rei do futebol, se tornando o quinto jogador a fazer pelo menos um gol em duas decisões de Mundial, se juntando a Vavá, Pelé, Breitner e Zidane. Desses, apenas Vavá e Mbappé alcançaram o feito em finais seguidas.
Mais marcas
Além disso, aos 23 anos, Mbappé também se tornou o segundo jogador mais novo a marcar em duas finais de Copa do Mundo. Os feitos históricos não param por aí. Ele foi o segundo atleta a marcar três gols em uma final de Copa do Mundo. A última vez que isso ocorreu foi em 1966, quando Geoff Hurst fez um hat-trick na final contra a Alemanha.
Sobretudo, o último jogador que marcou mais de uma vez em uma final de Copa do Mundo foi Ronaldo Fenômeno, em 2002, onde na ocasião, o Brasil derrotou a Alemanha por 2 a 0 e conquistou o pentacampeonato Mundial. Apesar dos três gols marcados e da conversão de seu pênalti, Mbappé não conseguiu evitar a perda do título.