Nesta terça (13), às 16h, a Argentina enfrenta a Croácia, no Estádio Lusail, pela semifinal da Copa do Mundo. Com o sonho do tricampeonato mundial no Catar, a Albiceleste tem contado com as boas atuações de Emiliano Martínez, que inclusive pegou dois pênaltis na decisão contra a Holanda. E o goleiro do Aston Villa, da Inglaterra, é conhecido por outro nome pelos torcedores, cujo apelido é inspirado em um filme infantil, além de ter raízes na literatura.
De acordo com o UOL, Martínez é chamado de “Dibu” pelos companheiros de Seleção Argentina, sendo que o termo é uma abreviação de “dibujo”, que siginifica desenho em espanhol. O goleiro ganhou o apelido dos amigos por simplesmente se parecer com o personagem do filme Dibu, lançado em 1997. O longa conta a história de um filho caçula de um casal com quatro filhos. Ele, porém, é um desenho animado que não pode se expor para outras pessoas.
Em uma viagem dos pais, Dibu conhece um grupo de pessoas e se encanta ao conhecer a também desenho animado Biju. Herói da Argentina na Copa do Mundo, Emi Martínez também tem outra paixão além do futebol: a leitura. De acordo com o colunista Tales Torraga, o goleiro de 30 anos aproveita suas horas livres lendo livros, trocando os eletrônicos e telas pela cultura leitora do país, sendo que sua fixação pelo hobbie rendeu outra história.
- “Até 2026”; Leila fica a um ‘sim’ de fechar negócio surpresa no Palmeiras e dar de presente à torcida
- “Ficará afastado das atividades”; Lucas Leiva tem problema sério de última hora e situação ‘vaza’ no Grêmio
- Rabiot e mais um: Titulares da França viram baixa em treino e motivo oficial ‘vaza’ às vésperas das semis da Copa
- “Tenho certeza que…”; Ibrahimovic ‘quebra o silêncio’ e crava futuro da Argentina na Copa do Mundo
- “Recusou um aumento salarial de 120%”; Titular de Ceni acompanha Reinaldo, ‘arruma as malas’ e dá adeus ao São Paulo
Isso porque Emiliano “Dibu” Martínez chegou a lançar um livro infantil há dois meses, cuja obra conta sua saga no futebol com ilustrações e textos que induzem a paixão pela leitura e pelo futebol, marcas registradas da Argentina, através de sua biografia para crianças. Dentro de campo, o goleiro espera levar a Albiceleste à conquista da Copa do Mundo, cuja final está marcada para o próximo domingo (18), às 12h, diante do vencedor entre Marrocos e França, no Lusail.