Foco total na Sul-Americana
O Cruzeiro tem pela frente o jogo mais importante da temporada e dos últimos anos. Afinal, neste sábado (23), às 17h (horário de Brasília), o Cabuloso encara o Racing na decisão da Copa Sul-Americana de 2024.
Para aquecer o clima antes do confronto diante dos argentinos, o Antenados trouxe o desempenho do técnico Fernando Diniz em finais desde que iniciou sua carreira como treinador. São nove decisões, com seis títulos e três vices, um aproveitamento de 66,67%.
Primeiros títulos do treinador
A primeira decisão disputada pelo comandante foi em 2009, logo no seu primeiro trabalho como técnico. Em resumo, Diniz levou o Votoraty ao título da Copa Paulista daquele ano, batendo o Paulista na final. Ainda naquela temporada, o treinador conquistou a Série A3 do Paulistão e levou sua equipe ao acesso inédito para a A2.
No ano seguinte, voltou a final da Copa Paulista, mas, desta vez, comandando o Paulista, que se consagrou o campeão daquela competição ao vencer o Red Bull Brasil.
Grande campanha no Campeonato Paulista de 2016
Então, após rodar por algumas equipes, Diniz voltou a chamar atenção em uma equipe do interior de São Paulo. Em 2016, o treinador atraiu os olhares do futebol brasileiro pela primeira vez. Naquele ano, o comandante levou o Audax para a decisão, eliminando São Paulo e Corinthians.
No entanto, depois de empatar o primeiro jogo contra o Santos em 1 a 1, a equipe acabou perdendo o título com a derrota na volta por 1 a 0. Apesar do vice, o treinador deu um passo importante em sua carreira.
Passagem histórica no Fluminense
Em 2019, pelo Fluminense, Diniz disputou a final da Taça Guanabara contra o Vasco e acabou ficando novamente com o vice. Após deixar a equipe carioca em agosto daquele ano, o técnico passou por São Paulo, Santos e Vasco.
Até que em 2022, retornou para o Fluminense e fez história. No Tricolor das Laranjeiras, o comandante conquistou três títulos: Campeonato Carioca e a Libertadores em 2023 e a Recopa Sul-Americana de 2024. Ainda em 2023, disputou a decisão do Mundial de Clubes e acabou perdendo para o Manchester City.