No dia 21 de agosto o atacante Henrique Dourado, atualmente no Henan Songshan da China foi expulso após derrubar o árbitro no duelo contra o Wuhan FC. No entanto, o cartão vermelho não foi a única penalização aplicada ao jogador. Na última sexta (26) a Federação Chinesa de Futebol considerou que o lance foi proposital por parte do brasileiro e decidiu aplicar uma multa de 200.00 yuanes (algo em torno de R$ 148 mil) e suspendê-lo por um ano.
“Esperamos que todas as partes possam proteger em conjunto a ordem da competição e o ambiente de desenvolvimento do futebol – disse a federação ao anunciar a punição. O Henan Songshan e Dourado já possuem conhecimento da punição, mas ainda não se pronunciaram”, declarou a Federação.
O lance polêmico aconteceu aos 16 minutos do primeiro tempo quando o jogador voltava para ajudar a defesa. Henrique saiu correndo e deu uma trombada no juiz, que caiu rolando no chão. Inicialmente, Ning Ma pareceu ter levado o lance na esportiva. No entanto, logo após parou o jogo e expulsou o atacante brasileiro que negou a agressão e saiu de campo reclamando muito.
Vale ressaltar que o futebol chinês é famoso por aplicar punições severas aos jogadores em casos considerados de mau comportamento. Em 2017, por exemplo, o brasileiro Oscar desfalcou sua equipe por oito partidas depois de provocar uma briga em campo quando jogava pelo Shanghai SIPG.