As coisas não andam nada boas para o Barcelona. A equipe catalã está sendo investigada por suposto escândalo de corrupção, chamado de “Caso Negreira”, e uma sentença contrária pode excluir o clube da Champions League. Contudo, enquanto a situação se desenrola, a Uefa tomou uma decisão em relação à participação da equipe na próxima edição do torneio internacional.
Nesta quinta (27), a maior entidade do futebol europeu concedeu permissão provisória para os Blaugranas disputarem a edição 2023/24 do principal torneio do Velho Continente. Atuais campeões de LaLiga, a equipe esteve em risco após a denúncia do Ministério Público da Espanha sobre um esquema de pagamentos de 7,3 milhões de euros (R$38,3 milhões) entre 2001 e 2018 ao árbitro José María Enríquez Negreira, ex-vice-presidente do comité de arbitragem da Espanha.
“O FC Barcelona está provisoriamente admitido para participar das competições de clubes da Uefa de 2023/24. Uma futura decisão sobre a admissão/exclusão das competições de clubes da Uefa está reservada”, escreveu a Uefa, em comunicado oficial.
Leia mais: Barcelona lança uniforme para temporada 2023/24 e detalhe divide torcedores culés
O processo está sendo analisado pelo Juizado de Barcelona e também no Comitê de Ética e Disciplina da própria Uefa. Se for comprovadas as manipulações, o clube catalão será excluído de competições chanceladas pela entidade, ou seja, a Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência.