No último sábado (16) o Barcelona embarcou para realizar sua pré-temporada nos Estados Unidos. No entanto, o técnico Xavi Hernández não pôde viajar com o restante da delegação devido a questões burocráticas. Acontece que o atual comandante da equipe catalã esteve no Irã há alguns anos e normalmente os cidadãos europeus não necessitam de visto para pisar em solo norte-americano, mas precisam obter uma autorização especial caso tenham pisado no país asiático desde 2011. Vale ressaltar que essa medida é válida também para Iraque, Síria e Sudão.
Antes de sua aposentadoria, Xavi defendeu o Al-Sadd, do Catar, e esteve no Irã em cinco oportunidades pela Liga dos Campeões da Ásia. A última delas aconteceu no dia 20 de maio de 2019, seu último jogo como profissional, contra o Persepolis, em Teerã, capital iraniana.
Segundo informações divulgadas pelo jornal espanhol Mundo Deportivo, o Barcelona acreditava que toda a documentação estava em ordem, mas só descobriu depois que o treinador espanhol não havia recebido a autorização especial. Agora o clube trabalha para resolver as questões a partir desta segunda (18). A equipe catalã embarcou rumo aos EUA já com os novos reforços Raphinha, Kessié e Christensen. As ausências ficaram por conta de Neto, Umtiti, Mingueza, Riqui Puig, Braithwaite e Lewandowski, que ainda não foi apresentado oficialmente.
O primeiro adversário desta pré-temporada será o Inter Miami no amistoso que acontecerá na próxima terça-feira (19). Logo após, terá mais três duelos no país, contra Real Madrid (dia 24), Juventus (dia 26) e RB New York (dia 30). Já no dia 7 de agosto, o Barcelona enfrenta o Pumas, do México, pelo Troféu Joan Gamper, tradicional amistoso antes do início da temporada. A estreia oficial em 2022/23 será contra o Rayo Vallecano, dia 13, pelo Campeonato Espanhol.