Vasco decide demitir Alexandre Mattos
O Vasco surpreendeu a todos nesta quinta-feira (21), com a demissão de Alexandre Mattos. O anuncio oficial ainda não foi feito pelo clube, mas o diretor esportivo já foi comunicado da decisão pela SAF do clube cruzmaltino.
O dirigente deixa São Januário apenas 100 dias após desembarcar no Rio de Janeiro para assumir o cargo no alvinegro carioca. O clube deve anunciar a decisão na coletiva de imprensa convocada pelo CEO Lúcio Barbosa, ainda nesta quinta.
Durante a coletiva deve ser passado os esclarecimentos sobre o que provocou a demissão do dirigente. Nos bastidores, o entendimento é que o balanço da última janela de transferências não teria pesado na decisão.
Mattos foi anunciado ainda em dezembro de 2023 com um contrato de dois anos com o clube carioca. O dirigente deixou o Athletico-PR e chegou sob forte expectativa no cruz-maltino.
Divergências internas
Um dos motivos que podem ter provocado a demissão do executivo de futebol seria um atrito nos bastidores. Inclusive após a eliminação diante do Nova Iguaçu, pelo Estadual, Mattos precisou explicar um possível conflito com a comissão técnica.“Sempre que se tem uma derrota dura como essa (a qual também tenho responsabilidade) começam as teorias da conspiração de que ‘o grupo está dividido em grupinhos’, ‘o ambiente está ruim’, ‘o diretor não fala com o treinador’, ‘os salários estão atrasados’ e por aí vai para tentar criar mais ‘factóides’ mirabolantes.”, explicou antes de prosseguir:
“A verdade é que se estou hoje no Vasco passa muito pelo apoio total do Emiliano e Ramón ao meu nome, sou extremamente grato e honrado de poder trabalhar com profissionais desse nível top, super vitoriosos e que são seres humanos exemplares e de fácil convívio no dia a dia. Nossa relação é boa desde quando nos falamos pela primeira vez e sempre debatemos ideias em prol de um Vasco melhor a cada dia”, continuou.
Além dos possíveis problemas com a equipe de Ramón Díaz, a situação do executivo também era complicada com os donos da SAF do Vasco. Inclusive o diretor já havia deixado claro a sua insatisfação com alguns processos da 777 Partners.
Declarações polêmicas incomodaram 777
Mattos não escondeu o tom de cobranças em diversas coletivas. O diretor alvinegro revelou vetos constantes da 777 a nomes de potenciais reforços sugeridos por ele, em uma delas afirmou e que gostaria de ser mais agressivo no mercado.
Ele também não escondeu o incômodo com a demora no processo interno de contratações. Além disso, o agora ex-executivo do Gigante da Colina deu algumas respostas aos torcedores nas redes sociais que acabaram incomodando funcionários da 777 Partners.
Segundo informações do GE, “a SAF entendeu que houve quebra de confiança na relação com o diretor de futebol, e ainda havia uma insatisfação com a forma como ele vinha se comportando nos bastidores.”.
Vale lembrar que esta semana veio à tona prints de uma conversa de Mattos com um jornalista em que detalhou o processo de contratações da SAF.