Classificado à pré-Libertadores de 2023, agora o Fortaleza aproveita o período da Copa do Mundo para botar o planejamento para a próxima temporada em prática, incluindo a montagem do elenco. E uma das prioridades da diretoria tricolor no mercado é a lateral esquerda, já que Juninho Capixaba, titular da posição ao longo do ano, foi para o Red Bull Bragantino. E o Leão ‘vai com tudo’ para contratar um substituto à altura no mercado sul-americano.

Isso porque, segundo informação do jornal chileno As, e confirmada pelo Esportes O Povo, o Fortaleza tem interesse em Gabriel Suazo, que está de saída do Colo-Colo, cujo contrato se encerra no final de dezembro. Aos 25 anos, o lateral foi revelado pelas categorias de base do Cacique em 2016 e, a partur do ano seguinte, se tornou uma das peças importantes da equipe. Não à toa, o alvo do Leão virou figurinha carimbada nas convocações da seleção de seu país.

Ao todo, Suazo disputou 10 partidas pelo Chile nesta temporada, sendo seis como titular. Apesar da pouca idade, o jogador se tornou o capitão do Colo-Colo em 2022, ano em que disputou 38 jogos, marcou três gols e concedeu cinco assistências. Aliás, o lateral-esquerdo enfrentou o Fortaleza nos dois jogos da fase de grupos da última Libertadores, cujas atuações chamaram a atenção da diretoria, que colocou o atleta na lista de observações na América do Sul.

Tendo defendido apenas o Colo-Colo em toda sua carreira, Gabriel Suazo vê com bons olhos uma transferência para o Leão, já que entende que o time tricolor está em franca ascensão no futebol do continente. O lateral-esquerdo também se interessou em trabalhar com Juan Pablo Vojvoda no Leão, além de estar empolgado com a possibilidade de disputar a Libertadores e ter visto o sucesso de outros estrangeiros com a camisa tricolor.