Ele foi devolvido

O jovem meio-campista Juan Xavier, que pertence ao Sport e que foi emprestado ao Botafogo-PB, iniciou o ano jogando pelo time paraibano, mas enfrentou dificuldades para se destacar no time.

Após sete jogos vestindo a camisa do Belo, o Leão foi informado pelo clube de João Pessoa que eles decidiram não continuar com o jogador de 22 anos.

A diretoria de futebol do Sport acredita que para um jogador se desenvolver adequadamente, especialmente aqueles que vêm das categorias de base, é crucial ter uma “minutagem” significativa, ou seja, um tempo considerável de jogo entre os profissionais.

E a maneira mais eficaz que o clube encontra para aplicar sua filosofia é através do empréstimo, assim os jogadores retornam ao clube com mais tempo em campo e, em tese, mais eficientes. Inclusive, alguns jogadores estão para sair do Leão.

O que vão fazer com o atleta?

No entanto, a situação atual apresenta um desafio. Devido à janela de transferências fechada, o Sport se encontra em uma posição difícil, pois Juan Xavier está emprestado e não pode ser transferido para outro clube neste momento.

João Marcelo, um dos dirigentes do clube, explicou a situação: “No momento, devido à janela fechada, ficamos de mãos atadas porque o atleta está emprestado, não poderia voltar e haver uma cessão para outro clube. Um movimento de empréstimo para outro clube da Série C dependeria de uma autorização específica da CBF”.

Apesar desses desafios, o Sport tem planos para o futuro de Juan Xavier. Eles querem que ele continue jogando e ganhando experiência longe da Ilha do Retiro. Juan Xavier tem contrato com o Sport até o final de 2026.

João Marcelo Barros, coordenador geral da base do Sport e membro do comitê de gestão do futebol, reiterou a filosofia do clube: “Assim como temos adotado com outros atletas formados na base, temos o entendimento claro que o desenvolvimento do jogador passa pela minutagem e aproveitamento em campo”.

Segundo o jornalista Iago Sarinho, junto com Juan, mais outros três joagdores tiveram seus contratos recindidos. O Botafogo alega que outras dispensas podem ocorrer para liberar espaço na folha e possibilitar novas contratações para a Série C.

O que dizem os torcedores