Planejamento ativo
O Vasco já deu o pontapé no planejamento para a próxima temporada. O clube quer suprir as carências deixadas no elenco na última janela de transferências. A diretoria já estabeleceu inclusive quais são as prioridades no mercado.
Entre os principais alvos está a contratação de um zagueiro, que é considerada a maior necessidade do elenco após as frustrações no processo de negociação com Ian Glavinovich. Além disso, o clube busca reforçar o ataque pelas pontas e trazer um volante de qualidade para compor o time titular.
O presidente cruzmaltino, Pedrinho destacou que tem feito o planejamento antecipado, e que o clube trabalha com meses de antecedência para garantir contratações mais eficazes. A perda de jogadores como Adson e David por lesão, além da inconsistência de reforços como Jean David e Maxime, trouxe à tona a necessidade de uma maior eficiência nas movimentações do Vasco no mercado.
Adeus de Keiller
Porém o Gigante da Colina pode ter uma nova necessidade, isso porque o clube também está se preparando para perder o goleiro Keiller, a expectativa era que o arqueiro, fosse uma opção de reserva para o titular Léo Jardim. No entanto, Keiller não entrou em campo durante o ano, já que Léo Jardim manteve uma regularidade impressionante e não deu espaço para substituições, sendo um dos jogadores mais consistentes do elenco.
O clube carioca também foi informado que o goleiro entrou na mira do Ceará e pode seguir para o Vozão. Vale destacar que a saída de Keiller já era uma possibilidade antecipada, principalmente devido ao alto salário do goleiro, que dificultava uma renovação de contrato.
A avaliação interna sobre o jogador tem sido positiva, porém o Vasco enfrenta uma situação financeira delicada e precisa realizar ajustes no orçamento para 2025. Parte desse ajuste inclui a necessidade de reduzir gastos, o que torna inviável a permanência de Keiller, especialmente considerando que ele tem um salário consideravelmente mais alto do que o clube pode arcar no momento.
Opções de substitutos
O Ceará, que já possuía Richard e Bruno Ferreira no elenco, busca um goleiro para 2025, e Keiller se encaixa como uma opção para a posição, sem espaço no Vasco, o Ceará confia que o cenário contribui para a chegada do jogador que deve ser mais utilizado no time nordestino, onde a vaga de titular está em aberto.
Com a iminente saída de Keiller, o Vasco já planeja alternativas para a posição de goleiro. O clube precisa buscar um substituto para ser reserva imediato de Léo Jardim, que tem contrato até 2025 e deverá seguir como titular. A diretoria vascaína deverá avaliar as opções no mercado e considerar jovens talentos, como o goleiro Pablo, de 21 anos, e Phillipe Gabriel, de 18, que ainda precisa de mais experiência, mas já faz parte do elenco principal. Além disso, o Vasco também tem o goleiro Alexander, que retorna de empréstimo do Ypiranga-RS, mas o futuro dele no clube parece ser um empréstimo para outra equipe.