Grêmio de olho na manutenção do elenco
O Grêmio acabou ficando apenas no empate em 1 a 1 diante do Estudiantes, em partida decisiva pela Libertadores da América, no último sábado (8), dentro do Couto Pereira. Com o resultado, o time chegou a 10 pontos somados e garantiu a segunda posição do Grupo C.
Como se classificou na segunda colocação, o Imortal vai enfrentar o Fluminense. O confronto brasileiro nas oitavas de final, caso o Tricolor Gaúcho avançasse em primeiro, neste caso o Peñarol, do Uruguai, seria o adversário.
Focado em garantir uma temporada positiva, mesmo diante dos desafios, a diretoria se preocupa com a manutenção do elenco e o mercado da bola. Um atleta que pode estar de saída é Nathan Pescador.
Quem também pode estar próximo do adeus é Reinaldo. O jogador possui contrato com a equipe até o final do ano e deve deixar o Maior do Sul. Em meio a tantas possíveis despedidas, o clube também pode engordar os cofres com alguns ex-jogadores que estão agitando o mercado europeu.
Mercado pode render lucros
Um deles é Pepê, ex-atleta do Grêmio que atualmente é um dos destaques do Porto, tendo como uma de suas principais características a versatilidade e por isso desperta interesse do Barcelona e Tottenham. Os Spurs sinalizaram uma oferta de 60 milhões de euros (cerca de R$ 316 milhões), sendo que € 15 milhões seriam pagos caso o atleta atinja alguns objetivos.
Grêmio deve tentar repatriar algum desses jogadores?
Grêmio deve tentar repatriar algum desses jogadores?
72 PESSOAS JÁ VOTARAM
Pepê passou pela base do Imortal, ascendeu ao profissional em 2017 e foi negociado com o Porto em 2021, sendo vendido por 15 milhões de euros na ocasião. O clube gaúcho ainda detém 12,5% de um valor excedente da venda do jogador. Se Pepê for vendido por 50 milhões, o Tricolor receberia 12,5% de 35 milhões, além de 2% do valor total da transferência pelo Mecanismo de Solidariedade da FIFA.
O clube também pode lucrar com a venda do lateral-direito Vanderson, vendido ao Monaco por 11 milhões de euros em 2022 e que é alvo de clubes como Napoli e Tottenham. O Grêmio possui 10% de uma futura venda e também receberia uma porcentagem pelo Mecanismo de Solidariedade da FIFA.
Vendido para o Sassuolo em 2021 por 10 milhões de euros, Matheus Henrique pode garantir vantagem para o time gaúcho de duas formas, uma delas reforçando a equipe, já que a diretoria teria interesse na contação do jogador, ou tê-lo como rival e receber os lucros de uma nova venda, isso porque o atleta está na mira de Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo. O Imortal tem direito a 10% do valor excedente dos 10 milhões de euros de uma futura venda de Matheus Henrique, além de 2,5% do total pelo Mecanismo de Solidariedade da FIFA.