Pressão sobre Zubeldía

O São Paulo somou mais um empate no Brasileirão, o terceiro em três rodadas, ao ficar no 1 a 1 com o Cruzeiro no Morumbis. A equipe de Zubeldía abriu o placar com um golaço de Ferreira, que aproveitou lançamento preciso de Cédric, mas viu a Raposa reagir ainda no primeiro tempo, com Kaio Jorge finalizando entre as pernas de Rafael. O resultado, recebido com vaias pela torcida tricolor que começa a impor pressão sobre o técnico Luís Zubeldía.

As cobranças sobre o trabalho de Luis Zubeldía no São Paulo aumentaram após os empates recentes com Alianza Lima e Cruzeiro no Morumbis. Mas para Diego Lugano, ex-zagueiro e ídolo do clube, as críticas ao treinador argentino são exageradas — e ele fez questão de demonstrar apoio.

Em participação nesta segunda-feira (14), Lugano ironizou a reação negativa ao trabalho de Zubeldía e apontou que o São Paulo demonstra um padrão tático que deve ser valorizado. Segundo ele, o treinador não pode ser responsabilizado por todos os erros em campo. “O Zubeldía está sendo muito questionado. Eu não posso concordar com as críticas tão fortes em cima de Zubeldía, porque tirou o Ferreira. Se fosse o Raí, Pedro Rocha”, ironizou o ex-zagueiro.

“O que não pode é tomar dois gols de um time peruano em casa. Aí você joga dois escanteios no final para fora. Isso é culpa do treinador? A responsabilidade para bem ou para mal também é dos jogadores”, seguiu Lugano, apontando para limitações individuais dentro de campo.

Desafios com o elenco

Na visão do comentarista, o São Paulo tem um time titular competitivo, mas o elenco carece de profundidade, e o trabalho tático do argentino compensa essas deficiências. “Acho um elenco limitado. Tem um 11 forte, mas um elenco limitado. E o Zubeldía tem um padrão tático. Quando você tem essa diferença, precisa da questão tática.”, disse antes de prosseguir:

“Eu não vejo no mercado um treinador que consiga dar o padrão tático que tem com o Zubeldía. É muito importante para o treinador a relação interna, com os principais jogadores. Pelo que vejo no São Paulo, com a linguagem corporal, é que os principais gostam do trabalho do Zubeldía”, concluiu.

Sequência importante para o Tricolor no mês de abril

O São Paulo enfrenta o Cruzeiro neste domingo no Morumbis, depois encara o Botafogo fora de casa e, por fim, recebe o Santos em clássico pelo Brasileirão. A sequência será importante para medir o clima interno, mas, segundo Belmonte, Zubeldía tem respaldo total da diretoria para seguir no comando.