Despedida emocionante

Em um anúncio que pegou grande parte da torcida de surpresa, o São Paulo optou por não renovar o contrato de Rafinha. Um dos líderes do elenco nos últimos anos, o lateral agora deve buscar um ‘novo desfaio’ em sua carreira e descarta aposentadoria.

Rafinha chegou ao Soberano, após ser campeão de tudo pelo Flamengo, em 2022, e fez 116 jogos pelo clube, com um gol marcado. Além disso, o lateral de 39 anos conquistou dois títulos, a Copa do Brasil de 2023 e a Supercopa Rei deste ano. Para 2025, Rafinha deve retornar ao Coritiba, clube no qual foi revelado, para a disputa da Série B.

Vale destacar que, apesar de não acertar sua renovação com o time Tricolor, clube e atleta estavam discutindo uma renovação curta, de apenas três meses, para a disputa do Paulistão. Apesar do acordo não se concretizar, Rafinha, em vídeo de despedida, revelou que foi muito feliz em “ser campeão com seu time de coração”. Além disso, o atleta disse que pretende voltar ao clube em breve, mas em outra função.

Veja o que disse Rafinha

“Queria agradecer a todos vocês porque é difícil quando chega nesse momento de dar tchau, se despedir, mas eu acho que foi a melhor decisão. Juntamente com o São Paulo chegamos à essa conclusão que foram anos e momentos maravilhosos, mas chegou o momento de dar um ponto final, a vida continua. O São Paulo é um clube gigante e eu fico feliz de ter feito parte de uma pequena parte da história do São Paulo”, iniciou o lateral.

“Desejar muita sorte a todos vocês que continuam no São Paulo, agora vocês vão ter sempre o Rafinha aqui, torcendo de longe, mas sempre acompanhando. Vocês estão no meu coração, estamos juntos eternamente para qualquer situação. Obrigado de coração, foi um prazer vestir essa camisa. É só um até logo, eu vou, mas tenho certeza que ainda vou voltar. Claro, em outra função, mas eu ainda volto”, completou Rafinha.

Rafinha, comemorando o título da Supercopa Rei de 2024 pelo São Paulo. Foto: Gilson Lobo/AGIF

São Paulo com altos e baixos em 2024

Em 2024, o Tricolor Paulista conquistou a Super Copa do Brasil, vencendo o Palmeiras na decisão, e se classificou para a Copa Libertadores de 2025. Contudo, o time foi eliminado da Copa Betano do Brasil e da Liberta, por Atlético-MG e Botafogo, respectivamente.

Para a torcida, a temporada não foi boa. Isso porque, a equipe de Zubeldía caiu nos pênaltis para o Botafogo, na Libertadores, jogando melhor que a equipe que seria campeã mais adiante. Na Copa Betano do Brasil, o time caiu nas quartas de final, onde não tiveram um bom desempenho de seu ataque, que não conseguiu passar da defesa da equipe mineira.