Nesta sexta-feira (11), Tite convocou a Seleção Brasileira para os jogos contra Chile (Rio de Janeiro, 24 de março) e Bolívia (La Paz, 29 de março), válidos pelas duas rodadas finais das Eliminatórias para a Copa do Mundo – além do jogo contra a Argentina, que ocorrerá em data a ser remarcada, após problemas na data original, em setembro.

Entre os nomes listados, em maioria já esperados e habituais, está um estreante: o atacante Gabriel Martinelli. Aos 20 anos de idade, o ponta esquerdo tem se destacado com a camisa do Arsenal e chama a atenção de Tite e da comissão técnica da CBF. Além disso, o jovem contava com a alternativa de ser chamado pela seleção italiana.

Contratado pelo Arsenal em 2019, Martinelli revelou ter feito cidadania italiana pouco antes de acertar com os Gunners. Anteriormente, aos 17 anos de idade, ele se destacou pelo Ituano no Campeonato Paulista, tendo sido escolhido como revelação do torneio. Ainda com pouca idade, Martinelli já começava a deixar sua marca no Emirates Stadium.

“Tenho cidadania italiana por parte de pai, porque nós fizemos um pouco antes de vir para o Arsenal. Então tenho a opção de jogar pelo Brasil ou pela Itália. Mas isso é só a consequência; tenho que continuar trabalhando aqui no Arsenal, e só depois vamos ver o que vem pela frente”, contou Gabriel Martinelli ao UOL, em entrevista em 2020.

Titular sob o comando do técnico Mikel Arteta no Arsenal, Gabriel Martinelli vive seu ano mais consistente desde que chegou à Inglaterra. Até o momento, são 24 jogos pelos Gunners na temporada, 18 como titular, com cinco gols e duas assistências. Pela Amarelinha, Martinelli integrou o elenco campeão olímpico em 2021.