Conhecido como o país do futebol, o Brasil mostra por qual motivo leva esse ‘apelido’, com as torcidas apaixonadas espalhadas por todo o território nacional. É um dos países responsáveis por revelar a maior quantidade de ídolos do esporte para o mundo todo, o maior exemplo disso é Pelé, que é considerado o maior jogador da história do futebol mundial.
Neste texto, falaremos dos cinco maiores jogadores da história do território nacional: do Brasil que vestiram a camisa da Seleção e se tornaram ídolos de todo um país.
1 – PELÉ:
Começando pelo MAIOR da história, sendo considerado por qualquer amante de futebol do mundo. O nosso Rei Pelé, além de ter feito muita história com a camisa do Santos, onde iniciou sua carreira, o jogador foi além de dar alegrias para a torcida santista e deu para todo entusiasta que acompanhou e acompanha futebol ao vestir a camisa da Seleção Brasileira. Com a camisa verde e amarela, ele marcou 95 gols em 114 jogos, esteve presente em 84 vitórias, 15 empates e apenas 14 derrotas.
Edson Arantes do Nascimento, é o maior artilheiro da Seleção Canarinho em toda sua história.
2 – GARRINCHA:
Mais conhecido como o “Anjo das Pernas Tortas”, ou simplesmente Garrincha, Manoel Francisco dos Santos fez história no futebol brasileiro. Ao lado do Rei Pelé, formou uma das maiores duplas da história da Seleção e do futebol brasileiro. Ídolo supremo no Botafogo, ele foi além de querer dar alegrias somente aos botafoguenses e fez o brasileiro feliz no geral. Ao todo, foram 60 jogos com a Seleção, com 52 vitórias, sete empates e somente uma derrota, em seu jogo de despedida.
Com a camisa da Seleção, ele foi parceiro de Pelé em 30 jogos, não perdeu em nenhuma oportunidade, com 26 vitórias na conta e apenas quatro empates. Ele foi campeão de duas Copas do Mundo, de 1958 e de 1962, da Suécia e do Chile respectivamente.
3 – ZICO:
Ídolo supremo no Flamengo, Arthur Antunes Coimbra, popularmente conhecido como Zico, é um dos maiores ídolos do futebol brasileiro também, sendo considerado um dos maiores meias da história do esporte. Suas cobranças de falta eram consideradas únicas e sua ótima visão de jogo. Jogou pela Seleção nas Copas de 1978, 1982 e 1986, infelizmente não ganhou nenhum título mundial.
4 – ROMÁRIO:
O “Baixinho” mais famoso do Brasil não poderia ficar de fora da lista. Um dos ídolos do Vasco da Gama, Romário deu muitas alegrias ao torcedor brasileiro pela Seleção, principalmente no Tetracampeonato conquistado nos Estados Unidos, em 1994. Ao lado de Bebeto formou uma das maiores duplas da história da Canarinho.
Em 70 partidas defendendo as cores verde e amarelo, o jogador marcou 55 gols, ficando atrás somente de Pelé, Ronaldo e Pelé no ranking. Romário também foi campeão da Copa dos Confederações de 1997 e da Copa América de 1989 e 1997.
5 – RONALDO:
Ronaldo Nazário, mais conhecido como Fenômeno, não ganhou esse apelido à toa. Ele despontou no futebol cedo, aos 16 anos estreou pelo time profissional do Cruzeiro, tendo notoriedade por todo seu talento. Foi um dos maiores destaques da equipe Mineira, ganhando a atenção do mundo.
Pela Seleção, era considerado o maior artilheiro da história das Copas, com 15 gols marcados, em 2004 foi superado por Miroslav Klose. Ao todo, ele conquistou duas vezes o Mundo, em 1994 e 2002, em 105 jogos defendendo o Brasil, marcou 67 gols, 74 vitórias, 22 empates e somente nove derrotas. No ranking de maiores artilheiros com a camisa amarelinha, ele fica atrás somente de Pelé.
Matéria produzida por Eduarda Moreira.