Os treinadores estrangeiros nunca estiveram tão em alta no futebol brasileiro como nos dias atuais. Desde o sucesso de Jorge Jesus no Flamengo, com as conquistas da Libertadores e Campeonato Brasileiro, além do Carioca, virou tendência no país a busca por técnicos vindos de fora, especialmente portugueses. O que ganhou mais força depois de Abel Ferreira chegar ao Palmeiras e levantar de forma consecutiva os troféus das Libertadores 2020 e 2021, além da Copa do Brasil 2020.
Mas nem sempre foi assim. Em anos anteriores, o insucesso dos comandantes estrangeiros era bem mais comum no Brasil. Confira alguns exemplos deles:
Daniel Passarela:
O argentino chegou ao Corinthians em 2005, para comandar uma equipe com outros três compatriotas seus, tendo Carlitos Tévez como o principal deles. Passarela durou somente um mês no cargo, depois de se envolver em polêmicas, entre elas, o afastamento de peças importantes do grupo.
Lothar Matthäus
Campeão do Mundo pela Seleção Alemã e Bola de Ouro pela em 2006, Lothar Matthäus chegouao Athletico-PR em 2006. Teve um bom início de trabalho, com bom desempenho em campo, porém muitas polêmicas externas. Decidiu deixar o Furacão pouco depois da chegada, alegando questões familiares.
Ricardo Gareca
Gareca atualmente é muito querido e extremamente respeitado pelo povo peruano, pelo trabalho sólido que desempenha à frente da Seleção Rojiblanca desde 2015. Reconstrução de sucesso, que levou o Peru à Copa do Mundo de 2018.
Bem diferente do trabalho que fez antes, no comando do Palmeiras. O treinador deixou o Alviverde em setembro de 2014, com 33% de aproveitamento em quatro meses.
Paulo Bento
O português que classificou a Coréia do Sul para a Copa do Mundo de 2022, teve passagem relâmpago pelo Cruzeiro em maio de 2016. Saiu após três meses de trabalho, com uma série de resultados e problemas de vestiário.
Rafael Dudamel
Miguel Ángel Ramírez
O espanhol chegou ao Internacional no início de 2021 com muita expectativa, após trabalho de destaque pelo Indepediente del Valle. Chegou a recusar o Palmeiras antes de chegar ao Colorado. Mas também levou pouco tempo no cargo: apenas 20 jogos.
Matéria produzida por: Yan Tavares