Na última quinta (17), a Uefa divulgou não apenas os três indicados a melhor jogador da temporada 2022/23 como também os atletas que compõem o top 10. Contudo, assim que a lista foi liberada, a ausência de um nome chamou a atenção não apenas dos torcedores como também da imprensa nacional e internacional: Vinícius Jr.

Ao ser questionado sobre a ausência do atacante do Real Madrid, Carlo Ancelotti fez questão de rebater a entidade europeia, já que para ele, o camisa 7 é um dos melhores do mundo, senão o melhor.

“Não me dei conta dos que estão (na lista), mas para mim Vinicius é um dos melhores, senão o melhor. Todos os torcedores do Real Madrid pensam isso, para ele isso é mais do que suficiente. Ele não precisa de mais para se motivar. Nada me surpreende no futebol”, afirmou o treinador.

Segundo com o site da Uefa, o júri de votação é composto por todos os treinadores dos clubes que disputaram a partir da fase de grupos a Champions League, Europa League e Conference League. Além deles, também votam os comandantes das seleções nacionais masculinas e um grupo de jornalistas escolhidos pela European Sports Media (ESM).

Vale lembrar que em 2022, o craque brasileiro constou entre os 10 indicados. O atacante revelado pelo Flamengo figurou na 9ª posição dos melhores jogadores da Uefa, mas na temporada em questão o mesmo obteve números inferiores ao da última (22 gols e 16 assistências contra 23 gols e 19 assistências em 2022-23).

Abaixo os 10 mais votados para melhor jogador de 2022/23 na Europa:

Erling Haaland
Kevin De Bruyne
Lionel Messi
İlkay Gündoğan
Rodri
Kylian Mbappé
Luka Modrić
Marcelo Brozović
Declan Rice
10º Alexis Mac Allister
11º Jesús Navas