Na última quinta (17), a Uefa divulgou não apenas os três indicados a melhor jogador da temporada 2022/23 como também os atletas que compõem o top 10. Contudo, assim que a lista foi liberada, a ausência de um nome chamou a atenção não apenas dos torcedores como também da imprensa nacional e internacional: Vinícius Jr.
Ao ser questionado sobre a ausência do atacante do Real Madrid, Carlo Ancelotti fez questão de rebater a entidade europeia, já que para ele, o camisa 7 é um dos melhores do mundo, senão o melhor.
“Não me dei conta dos que estão (na lista), mas para mim Vinicius é um dos melhores, senão o melhor. Todos os torcedores do Real Madrid pensam isso, para ele isso é mais do que suficiente. Ele não precisa de mais para se motivar. Nada me surpreende no futebol”, afirmou o treinador.
Segundo com o site da Uefa, o júri de votação é composto por todos os treinadores dos clubes que disputaram a partir da fase de grupos a Champions League, Europa League e Conference League. Além deles, também votam os comandantes das seleções nacionais masculinas e um grupo de jornalistas escolhidos pela European Sports Media (ESM).
Vale lembrar que em 2022, o craque brasileiro constou entre os 10 indicados. O atacante revelado pelo Flamengo figurou na 9ª posição dos melhores jogadores da Uefa, mas na temporada em questão o mesmo obteve números inferiores ao da última (22 gols e 16 assistências contra 23 gols e 19 assistências em 2022-23).
Abaixo os 10 mais votados para melhor jogador de 2022/23 na Europa:
1º Erling Haaland
2º Kevin De Bruyne
3º Lionel Messi
4º İlkay Gündoğan
5º Rodri
6º Kylian Mbappé
7º Luka Modrić
8º Marcelo Brozović
9º Declan Rice
10º Alexis Mac Allister
11º Jesús Navas