Empate amargo
O Botafogo viu suas chances na luta pelo título do Brasileirão Betano se complicarem neste sábado (9), ao empatar por 0 a 0 com o Cuiabá, vice-lanterna da competição.
O resultado foi decepcionante para o Alvinegro, especialmente considerando que o rival Palmeiras venceu o Grêmio e se aproximou na classificação.
Desfalques que preocupam
Agora, além da pressão pela reta final do campeonato, o Botafogo enfrenta um novo desafio: a Data FIFA, que irá desfalcá-lo para o próximo jogo, marcado para o dia 20 de novembro, logo após as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Seis atletas foram convocados para representar seus países: o goleiro Gatito Fernández, Bastos, Savarino, Thiago Almada, Luiz Henrique e Igor Jesus. Em coletiva após o empate, Artur Jorge criticou a situação e mencionou como os desfalques podem prejudicar o desempenho da equipe nas próximas rodadas.
“Me parece um absurdo ter jogo um dia após as seleções jogarem. A Seleção Brasileira vai jogar aqui no Brasil, a Argentina vai jogar em Buenos Aires, a Venezuela no Chile, o Paraguai na Bolívia… Teremos jogadores espalhados por esse continente com 24 horas ou menos para tentar chegar ao jogo seguinte. Obviamente isso vai ter impacto e influência nas minhas opções para o jogo contra o Atlético-MG”, afirmou Artur Jorge.
Desgaste e preocupações
Ele ainda destacou que, caso todos os jogadores convocados atuem por suas seleções, o Botafogo ficará privado de uma parte importante de seu elenco ou com atletas desgastados, o que é preocupante para um confronto decisivo.
“Se todos jogarem e derem sua contribuição para as seleções, o Botafogo fica privado de ter esses jogadores, ou pelo menos de tê-los em sua plenitude, para um jogo de extrema importância. Estamos falando dos últimos cinco jogos do campeonato. Conseguimos ter uma equipe que luta pelo título condicionada e privada dos jogadores porque tem jogos das seleções no dia anterior ao jogo. Isso para mim é um absurdo”, completou o treinador.