Grande fase
O Botafogo vive mesmo uma grande fase. O clube carioca tem grandes chances de conquistar títulos tanto no Campeonato Brasileiro, quanto na Copa Libertadores da América. O Glorioso é o líder do Brasileirão e está nas quartas de final da competição continental.
Pela Libertadores ficou no empate sem gols com o São Paulo no Nilton Santos e vai para o MorumBIS buscar o resultado positivo e a classificação para as semifinais, apesar do empate em casa é considerado o favorito a vaga na próxima fase da Liberta.
No Brasileirão é líder isolado da competição com 53 pontos, três a mais que o Palmeiras o seu perseguidor mais próximo na tabela. Segundo cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, o clube carioca tem mais de 54% de chances de faturar o título este ano.
Desafio de Artur Jorge
O grande desafio do técnico Artur Jorge é lidar com uma forte sequência de jogos importantes e decisivos nesta reta final de temporada e estabelecer prioridades. Um exemplo é justamente os próximos compromissos que o time tem pela frente, isso porque neste sábado (21) encara um clássico contra o Fluminense e precisa vencer para se manter isolado na liderança do Brasileirão e na quarta (25) tem a decisão contra o São Paulo pela Libertadores.
Botafogo deve poupar em clássico contra o Fluminense?
Botafogo deve poupar em clássico contra o Fluminense?
825 PESSOAS JÁ VOTARAM
Pensando no peso de cada um dos jogos, os comentaristas da ESPN, Fernando Campos e André Donke, acreditam que o técnico Artur Jorge não deve poupar para o duelo contra o Fluminense. “O Botafogo é o líder do Brasileiro, não pode abdicar desse jogo, o Palmeiras está na cola e pega o Vasco em Brasília. Pode poupar uma ou outra peça, tem a questão da saúde, ver quem está mais desgastado, mas vai ser um time próximo do ideal para enfrentar o Fluminense porque não pode abdicar do Brasileiro, ainda mais depois do que aconteceu no ano passado. Ele tem que ir forte nas duas frentes para tentar uma taça. É isso que o Textor quer e é isso que o projeto pede. E é isso que esse time é capaz de fazer”, disse Fernando Campos.
A opinião foi acompanhada por André Donke que afirmou o clássico pelo Brasileirão tem o mesmo peso que a decisão pela Libertadores. O comentarista reconheceu o desafio do técnico alvinegro em lidar com o desgaste físico do atleta em meio ao calendário apertado.
“Eu não consigo falar que o jogo contra o Fluminense é menos importante. Não dá. Se o jogador está com 50% de chance de lesão você não vai colocar, porque aí também pode se punir ao longo da temporada. É mais de gestão do cansaço.”, afirmou antes de prosseguir:
“Mas pensar em estratégia? A estratégia é brigar pelas duas. Eu não consigo estabelecer uma prioridade. E também pelo elenco que montou, acho que tem esse dever. Vem de uma janela de três caras que podem terminar a temporada como titulares da defesa, com Alex Telles, Vitinho e Adryelson. É um elenco montado para justamente isso”, opinou Donke.
Em termos de desfalques, apesar de lidar com uma sequencia intensa de jogos, o Botafogo não enfrenta grandes problemas para montar o elenco. O único desfalque da equipe para a partida deste final de semana é o volante Marlon Freitas que recebeu o terceiro cartão amarelo no duelo contra Corinthians e cumprirá suspensão automática.