Momento dramático

O Athletico-PR segue acompanhando de perto a jornada do atacante Vitor Roque na Europa. Após ser vendido ao Barcelona por cerca de 30 milhões de euros, com variáveis que poderiam dobrar esse valor, a cria do Furacão passou por um período complicado no clube catalão.

A mudança de Vitor Roque para a Espanha foi antecipada para janeiro, a pedido de Xavi, então técnico do Barça, em razão de uma lesão de Gavi. No entanto, essa adaptação precoce, aliada a uma sequência de críticas pesadas, acabou dificultando o início de sua trajetória. E na última terça-feira (12), o diretor esportivo do Barcelona, Deco, fez questão de defender o atacante e não escondeu sua insatisfação com as críticas direcionadas ao jogador.

Em entrevista ao Mundo Deportivo, Deco desabafou sobre o tratamento que o jovem recebeu: “Desde que conheço o Barça, não me lembro de um ataque tão feio a um jogador jovem assim que veio de fora como foi com Vitor Roque. Uma crítica tão feia e tão malvada. Não sei de onde veio, não sei se foi a mim ou ao clube, mas creio que não foi um ataque pessoal contra uma criança de 18 anos.”

A situação de Vitor Roque em Barcelona foi diferente do tratamento dado a Endrick no Real Madrid, segundo Deco. O diretor acredita que o clube madrilenho conduziu o processo de inserção do jogador no time de forma mais gradual e cuidadosa.

“Estamos vendo agora com Endrick como é um processo normal de um jogador de 18 ou 19 anos que chega ao Real Madrid. Com o Vitor Roque, lhe causaram bastante dano e para mim foi muito duro vê-lo sofrer e como saiu, como lhe fez mal”, comparou Deco.

PR – CURITIBA – 03/12/2023 – BRASILEIRO A 2023, ATHLETICO-PR X SANTOS – Vitor Roque ex-jogador do Athletico-PR sai ovacionado ao ser substituido, durante partida contra o Santos na Arena da Baixada pelo campeonato Brasileiro A 2023. Foto: Gabriel Machado/AGIF

Nova fase

Vitor Roque acabou sendo emprestado ao Real Betis, onde tem recebido minutos significativos em campo e recuperado sua confiança. No último domingo, ele marcou seu quinto gol em 14 jogos pelo Betis, contribuindo para o empate por 2 a 2 contra o Celta de Vigo.

O jornal espanhol As elogiou o desempenho do atacante: “Sua pegada começa a aparecer enquanto seu técnico, Manuel Pellegrini, entrega a ele um papel de protagonismo absoluto em seu esquema de jogo. O brasileiro é seu nove de referência. É a reconstrução de Vitor Roque.”

Deco também comentou sobre o futuro de Vitor Roque: “Estou contente que ele esteja jogando no Betis e marcando gols, desfrutando outra vez. É um jovem que tem muito potencial”, afirmou.