Fundamental no clube e na Seleção

Contratado para preencher uma lacuna no elenco do Botafogo, Bastos superou as expectativas no clube. Além disso, o angolano se tornou uma peça fundamental no elenco de Artur Jorge. Com isso, o zagueiro de 32 anos voltou a ser convocado para sua seleção e está brilhando por lá.

Nessa terça-feira (15), Bastos foi titular na partida contra Níger e teve participação fundamental na vitória da Angola por 1 a 0. Isso porque o zagueiro fez um lançamento brilhante para o gol do jogo. Da zaga, Bastos fez a assistência para Zini, jogador do Levadiakos (GRE), que passou pelo goleiro e fez o gol.

Com esse resultado, a Seleção Angolana garantiu a vaga, de maneira antecipada, para a Copa Africana de Nações (CAN), que será entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, no Marrocos.

Scout do Botafogo brilhou

O zagueiro Bastos é mais um dos atletas indicados pelo scout do Botafogo. Com passagem pela Lazio, da Itália, o zagueiro angolano estava no futebol saudita antes de chegar no Glorioso.

Tratado como uma grata surpresa nos bastidores, Bastos renovou seu contrato recentemente com o Botafogo. Assim, seu novo vínculo com o Alvinegro vai até dezembro de 2026. Nessa temporada, o zagueiro esteve em campo em 48 jogos, e anotou quatro gols.

Bastos em ação com a camisa do Botafogo, em partida contra o Palmeiras, pelo Brasileirão Betano. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Sequência de decisões

Por fim, disputando o Brasileirão Betano e a Copa Libertadores, o Botafogo inicia a parte final da temporada com projeções otimistas. Isso porque, o time de Artur Jorge está na liderança da competição nacional, com três pontos de vantagem para o Palmeiras, segundo colocado.

Além disso, o Alvinegro vai disputar a semifinal da Liberta contra o Peñarol, clube que eliminou o Flamengo da competição. Assim, o primeiro jogo do duelo acontece no próximo dia 23, no Nilton Santos. Já o jogo de volta, acontece na semana seguinte, dia 30, no Uruguai.